Ordem
Uerj anuncia retorno das aulas após dois meses de ocupação
Polícia Civil realizou uma perícia completa no campus
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou o retorno das aulas no campus Maracanã, Zona Norte do Rio, que ocorrerá a partir desta terça-feira (24). A decisão foi tomada após a desocupação do pavilhão João Lyra Filho, que havia sido ocupado por alunos desde julho, em protesto contra cortes de benefícios estudantis.
Durante a ocupação, que terminou na última sexta (20), houve confrontos, resultando em um policial ferido e na detenção temporária de três estudantes e do deputado federal Glauber Braga (PSOL).
No último sábado (21), a Polícia Civil realizou uma perícia completa no campus, e, nesta segunda (23), membros da Reitoria e direções da Uerj inspecionaram as instalações.
A vistoria revelou sérios danos estruturais, incluindo quebras em paredes, portas e pias, além de destruição de mobiliário. A Uerj também constatou que computadores foram danificados e tiveram seus Discos Rígidos (HDs) removidos, os quais continham informações pessoais sensíveis e dados de pesquisa.
Diante desses acontecimentos, a reitoria decidiu abrir uma sindicância para investigar as responsabilidades pelas depredações e o desaparecimento dos HDs.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!