Fiscalização
Show de Ludmilla é autuado no Rio; entenda o caso
A empresa responsável pelo evento não se posicionou

Após diversas irregularidades que violam os direitos do consumidor serem encontradas no show Numanice, da cantora Ludmilla, realizado no último sábado (7), no Rio Centro, Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, a organização do evento foi autuada.
Segundo a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ), a We Make Agency, empresa responsável pela organização do show, foi penalizada.
Entre os problemas identificados, destacam-se a ausência de ponto de água para higienização das mãos no local de preparo das comidas, a falta de rampa de acesso para pessoas com deficiência (PCDs), a inexistência de fila preferencial na entrada do evento e a falta de sinalização visível em algumas saídas de emergência.
De acordo com os órgãos, essas falhas comprometem a segurança e o conforto dos frequentadores do evento, desrespeitando as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O objetivo da operação, realizada durante o evento, foi verificar o cumprimento das normas consumeristas, garantindo que a organização do show estivesse proporcionando um ambiente seguro, organizado e livre de práticas abusivas.
O secretário da Sedcon, Gutemberg Fonseca, destacou a importância desses eventos para a economia do estado, que geram empregos e fomentam o turismo. No entanto, enfatizou que o respeito à legislação de defesa do consumidor é fundamental.
“Em cada dia de show, muitos ingressos são postos à venda, mas é extremamente necessário que as leis consumeristas sejam respeitadas, visando o bem-estar, saúde e vida do consumidor, conforme determina o CDC. Nenhum desrespeito à legislação será tolerado e estaremos sempre vigilantes para coibir qualquer abuso”, afirmou.
O que dizem os citados
A empresa responsável pelo evento, We Make Agency, foi procurada pela reportagem, mas ainda não deu retorno.
Já a assessoria de imprensa de Ludmilla esclareceu que o evento Numanice é idealizado para proporcionar uma experiência única ao público que ama o projeto e acompanha a artista.
E que, "no entanto, questões relacionadas à infraestrutura do evento realizado no último sábado (7), no Riocentro, são de responsabilidade da produção contratada para a execução do projeto".
De acordo com o time da cantora, os fornecedores e equipes envolvidos são selecionados com base em critérios rigorosos, sempre visando oferecer a melhor experiência aos fãs.
Ainda por meio de nota, a assessoria de imprensa de Ludmilla reforçou que durante o evento de sábado, foram realizadas vistorias pelas autoridades competentes, que apontaram alguns ajustes necessários, como:
- Aumento da altura de uma das placas de sinalização das saídas de emergência: que segundo a equipe de Ludmilla, o ajuste foi realizado imediatamente, e placas adicionais foram instaladas;
- Instalação de pias nas praças de alimentação: a equipe da cantora alegou que, até então, o público utilizava álcool em gel, mas que as pias foram colocadas assim que solicitado;
- Falta de uma rampa para a área PCD: uma nova rampa foi instalada no mesmo momento, de acordo com a equipe de Ludmilla;
- Criação de uma entrada exclusiva para meia-entrada em cada acesso do evento: a medida foi implementada imediatamente após o apontamento, conforme esclareceu a assessoria de imprensa da artista.
"Todos esses ajustes foram resolvidos ainda no decorrer do sábado, com acompanhamento de equipe especializada, garantido a segurança e integridade de todos os presentes. Já no domingo, o evento foi aberto ao público com todas as adequações realizadas e aprovadas pelas autoridades competentes. Ao longo do dia, foram feitas duas novas vistorias, ambas aprovadas, sem qualquer pendência registrada junto ao Procon", continuou dizendo a equipe de Ludmilla.
Por fim, a assessoria de imprensa da cantora lamentou a situação e agradeceu ao público presente.
"Lamentamos qualquer desconforto causado e agradecemos ao público pelo carinho e confiança. Reforçamos nosso respeito e compromisso em entregar eventos cada vez melhores e mais alinhados às expectativas de quem acompanha o trabalho de Ludmilla", encerra a nota.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!