Cuidados
Resgates explodem no Rio e Niterói em final de semana de calor
Corpo de Bombeiros fez 1.141 salvamentos só no domingo (18)
Em meio a uma nova onda de calor, o Corpo de Bombeiros do Rio teve trabalho no fim de semana de praias lotadas. Só no domingo (18), foram 1.141 salvamentos marítimos realizados em todo o Estado. Não foram confirmadas mortes.
Do total, 1.016 só na área do 3° Grupamento Marítimo, o 3° GMar. No Leme, na Zona Sul do Rio, foram registrados 304 resgates, alguns com apoio de motos-aquáticas, quadriciclos e aeronaves da corporação. Em Copacabana, também na Zona Sul, foram 207 pessoas salvas pelos guarda-vidas.
Na área do 4º Grupamento Marítimo, responsável por Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio, foram 23 resgates no domingo, afirmou a Corporação ao ENFOCO.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a atuação do Salvamar Itacoa, empresa que presta serviços de guarda-vidas em Itacoatiara. A praia, inclusive, está com bandeira vermelha nesta segunda-feira (19).
Veja as orientações de segurança
- Procurar sempre locais próximos de um posto de guarda-vidas;
- Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para o banho de mar;
- Respeitar as placas bandeiras de sinalização;
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas antes de entrar no mar;
- Evitar entrar no mar logo após se alimentar ou após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água;
- Não desviar a atenção, um só instante, das crianças na praia. No mar, manter uma distância máxima de um braço. Vale identificá-las com nome e telefone para contato;
- Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia;
- Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, previnem-se acidentes com pranchas.
- Se presenciar um afogamento, jamais tentar realizar salvamento por conta própria. Acionar os guarda-vidas ou ligar 193 imediatamente.
Previsão do tempo
Segundo o Alerta Rio, nesta segunda-feira (19), o tempo na cidade do Rio de Janeiro, permanecerá sendo influenciado por um sistema de alta pressão. Assim, haverá predomínio de céu claro e não há previsão de chuva.
Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas estáveis, com mínima prevista de 16°C e máxima prevista de 36°C. A umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde em algum ponto da cidade.
A terça-feira (20) e a quarta-feira (21), serão influenciadas por ventos úmidos do oceano. Assim, haverá aumento de nebulosidade a partir da noite da terça (20), entretanto, sem previsão de chuva na cidade do Rio. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas apresentarão declínio.
Na quinta-feira (22), a previsão é de predomínio céu claro, sem chuva na cidade do Rio. Os ventos estarão predominantemente moderados e as temperaturas se elevarão novamente.
Na sexta-feira (23), o tempo na cidade do Rio será influenciado pelo posicionamento de um sistema de baixa pressão no oceano. Assim, haverá aumento de nebulosidade a partir da noite, entretanto, não há previsão de chuva. Os ventos estarão moderados, com rajadas ocasionalmente fortes e as temperaturas estáveis.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!