Sustentável
Projeto de novo autódromo é apresentado no Rio
Parque Guaratiba será erguido com recursos privados

O projeto do novo Parque Autódromo de Guaratiba foi apresentado nesta quinta-feira (6), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio. O empreendimento pretende devolver à cidade um circuito internacional para receber os principais eventos mundiais de esportes a motor.
Com investimento privado de R$ 1,3 bilhão, o novo autódromo terá capacidade para até 120 mil pessoas e ocupará 2% de uma área total de 2 milhões de metros quadrados. Os outros 98% serão destinados a um parque ambiental. As obras começarão após a conclusão do processo de licenciamento, prevista para o primeiro trimestre de 2026, e devem durar cerca de dois anos.
Segundo a Prefeitura do Rio, o projeto se tornou viável após a sanção da lei que instituiu a Operação Urbana Consorciada do Autódromo e estabeleceu diretrizes urbanísticas para a área.
"Esse é um projeto com recurso privado, que não tem dinheiro do imposto do carioca. É um trabalho de longo prazo, mas já está mais do que comprovado que grandes eventos, grandes equipamentos esportivos e tornar o Rio mais internacional é bom para a economia da cidade. Agora, o desafio é trazer de volta a Fórmula 1, a motovelocidade, a Fórmula Indy. É pensar em todas as alternativas que pudermos ter aqui no Rio", afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O consórcio responsável pelo desenvolvimento do autódromo detalhou o projeto.
"Nosso projeto tem cinco pilares: a flexibilidade de uso, a integração com o entorno, a sustentabilidade, além da alta qualidade de competição esportiva e a identidade carioca. Buscamos trazer a integração com toda a região de Guaratiba, fazendo com que o empreendimento se torne um hub de desenvolvimento da região. E isso com respeito ambiental, com áreas de proteção, respeitando a hidrologia local, lagoas e a vegetação de mangue", disse o gerente de projetos da Popoulos, Thiago Nunes.
O novo autódromo do Rio foi desenvolvido para maximizar as características das corridas modernas. A pista terá 4,7 km de extensão e contará com quatro retas, sendo duas principais paralelas, 10 curvas e poderá oferecer até 11 opções de traçado, a depender da categoria. Para a Fórmula 1, por exemplo, estima-se uma velocidade média de 241 km/h e 65 voltas na casa de 1min09s5 cada.
Localização estratégica e nova estação do BRT
Situado na Zona Oeste da cidade, o espaço terá acesso via transporte público (BRT) e está prevista a construção de uma nova estação do BRT para ajudar no escoamento do público em dia de evento, já que a previsão é que o novo autódromo tenha capacidade para receber 120 mil pessoas.
O acesso principal será feito pela Avenida das Américas, enquanto entradas de serviço poderão ser acessadas pela Estrada da Matriz e Estrada da Capoeira Grande. Uma rotatória será construída em frente ao Autódromo de Guaratiba abaixo do viaduto da Avenida das Américas para desviar o fluxo para a chegada ao Autódromo.
A proximidade com bairros que oferecem uma vasta capacidade de leitos de hotéis é mais um destaque. O Autódromo estará a cerca de 40 minutos da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá – este último que historicamente recebe grandes eventos, do porte do Rock in Rio e da Olimpíada 2016.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




