Logo Enfoco


    Cartão-postal

    Perdeu! Presidente fica de fora da foto oficial do G20

    Fotografia volta a ser registrada após dois anos

    Publicado 18/11/2024 às 16:46 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Foto foi realizada no jardim do MAM, com o Pão de Açúcar ao fundo
    Foto foi realizada no jardim do MAM, com o Pão de Açúcar ao fundo |  Foto: Ricardo Stuckert/PR

    Por volta das 15h40 desta segunda-feira (18), os líderes que reúne as maiores economias do mundo foram convidados para tirar a foto oficial do G20. A fotografia foi realizada no jardim do Museu de Arte Moderna (MAM), com o Pão de Açúcar ao fundo. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, não participou do momento.

    Até o momento, não há a informação do por que ele não participou. Biden pode ter se atrasado, porque chegou ao local logo após a foto ter sido tirada. 

    Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, também não estão na foto. 

    Ao todo, 19 chefes de Estado e de Governo estão na cidade para debaterem um documento que chegue a um consenso entre os três eixos que marcaram a presidência brasileira no G20 ao longo de um ano. A única ausência foi a do presidente russo, Vladimir Putin, que será representado pelo ministro das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov.

    A foto é um marco histórico e volta a ser registrada após dois anos - a última havia sido em Roma, na Itália, em 2021. No palanque onde estavam as autoridades estava escrito "Aliança Global contra a Fome e a Pobreza". Outros temas debatidos são o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento às mudanças climáticas e a transição energética, além da reforma da governança global para resolver conflitos.

    Na terça-feira (19), a programação começa com uma sessão sobre desenvolvimento sustentável e transições energéticas, pela manhã. À tarde, haverá a sessão de encerramento e a transmissão da presidência do G20 para a África do Sul. Após a cerimônia, haverá um almoço oficial, seguido de uma série de reuniões bilaterais entre os chefes de Estado e de Governo.

    Os dois dias de debates ocorrerão no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, no Aterro do Flamengo. Sob um forte esquema de segurança, parte da cidade estará interditada à circulação de pedestres e de veículos.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Gabigol fora do Flamengo: jogador permanece afastado do time

    Próximo artigo
    >

    'Deus do caos', o asteroide gigante, causará tremores na Terra

    Relacionados em Rio