Resgate
Patos e ganso são encontrados em caçamba de lixo no Rio
Há suspeita de que as aves tenham sido furtadas do Parque Guinle

Quatro patos e um ganso foram resgatados de uma caçamba de lixo na Rua do Senado, no Centro do Rio, nesta quarta-feira (8). Suspeita-se que essas aves façam parte de um grupo de nove animais que desapareceram do Parque Guinle, em Laranjeiras, Zona Sul, após um furto na semana passada.
A Guarda Municipal, em parceria com equipes do Grupamento de Defesa Ambiental, atuou no resgate das aves para evitar novas capturas.
“É muito provável que sejam os mesmos animais”, afirma o Luiz Ramos Filho, secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, que acompanhou o resgate pela manhã no Centro, do qual também participaram equipes da Guarda Municipal e do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA).
As aves foram levadas para o Centro de Controle de Zoonoses, da Prefewitura do Rio, na Zona Oeste, onde ficarão em observação por 10 dias para receberem alimentação e hidratação adequadas. Além disso, serão submetidas a exames clínicos para avaliar seu estado de saúde, embora estejam bem aparentemente

Em seguida, as aves serão levadas ao próprio Parque Guinle, embora não se tenha certeza ainda de que sejam as mesmas raptadas dias atrás. “É muito provável que sejam os mesmos animais. Mas se não forem e se adaptarem, poderão ficar no parque. Tenho certeza de que os frequentadores vão adotá-los. Vamos ver se os moradores que cuidavam deles os reconhecem”, acrescentou o secretário.
O sumiço dos animais do Parque Guinle foi registrado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!