Preconceito
Modelo acusa loja de racismo e humilhação no Rio
Yanca Ellen diz que foi perseguida dentro do shopping
Um episódio de preconceito marcou o Carioca Shopping, na Zona Norte do Rio de Janeiro, quando a modelo Yanca Ellen, de 24 anos, disse ter sido vítima de racismo por um funcionário das Lojas Americanas. Segundo seu relato, na sexta-feira (12), ela foi abordada e acusada injustamente de roubo após fazer compras no estabelecimento.
Segundo a modelo, ela entrou nas Lojas Americanas para comprar itens pessoais e pesquisar preços de materiais de papelaria após se matricular na faculdade. Após adquirir alguns chocolates, deixou o local. No entanto, cerca de 50 metros depois, foi confrontada por um funcionário que exigiu verificar suas sacolas e bolsas.
"Eu simplesmente me senti coagida. O funcionário insistiu para ver minhas notas fiscais, alegando que as câmeras de segurança o alertaram sobre atividade suspeita", contou Yanca.
Mesmo explicando que havia apenas feito compras simples, ainda de acordo com Ellen, ela foi constrangida e pediu para que sua irmã fosse chamada para estar presente durante a revista.
A situação se tornou pública quando pessoas no shopping começaram a registrar o ocorrido. A chegada da Polícia Militar só aumentou o constrangimento, segundo Yanca.
"Os policiais não levaram a sério minha situação e ainda pareciam rir junto com o funcionário e o gerente da loja", lamentou.
Após o episódio, Yanca desabafou em suas redes sociais, recebendo apoio de familiares e amigos. "Foi humilhante e doloroso. Me senti como se minha integridade tivesse sido violada injustamente. Minha mãe, que está doente em casa, ficou arrasada ao ver as fotos e vídeos da situação", desabafou.
O que dizem os envolvidos
Em nota enviada ao ENFOCO, o Carioca Shopping lamentou o ocorrido e afirmou estar acompanhando de perto a apuração do caso.
Por sua vez, a Americanas declarou que repudia qualquer abordagem indevida a seus clientes e está comprometida com o esclarecimento dos fatos. Ainda segundo a nota, a companhia informou que está investigando o ocorrido para tomar as medidas necessárias.
O caso está sendo investigado pela 27ª DP (Vicente de Carvalho).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!