Reforço
Ministro da Justiça mantém presença da Força Nacional no Rio
Decisão foi formalizada nesta quinta-feira (28)
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu estender a permanência da Força Nacional no Rio de Janeiro, atendendo a uma solicitação do governador Cláudio Castro. A decisão foi formalizada em um ofício assinado na tarde desta quinta-feira (28).
No documento, Lewandowski autoriza a prorrogação do serviço do emprego da Força Nacional de Segurança Pública no Estado por mais 30 dias, a partir de 1º de abril de 2024. A continuidade será feita em apoio aos órgãos de segurança pública federal e estadual.
Esta é a segunda vez que o governo federal atende ao pedido de prorrogação da presença da Força Nacional no Rio de Janeiro. Em janeiro, o Ministério da Justiça já havia ampliado o tempo de atuação da Força, que está no estado desde outubro do ano anterior.
Desde sua implantação, a Força Nacional tem colaborado com os trabalhos na área de segurança pública no Rio, sob a liderança da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo dados do Ministério da Justiça, até 27 de março, os custos da operação foram de R$ 14,1 milhões.
Durante o período de outubro a fevereiro, as ações da Força Nacional resultaram em significativos números de apreensões e detenções. Foram apreendidas 6.803 munições, 55 armas curtas, 27 fuzis, 8,3 mil quilos de maconha, 299 quilos de cocaína e 67 mil comprimidos.
Além disso, foram detidas 991 pessoas. As operações também contribuíram para a recuperação de R$ 1,7 milhão em cargas e 556 veículos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!