Vida boa!
Mais um feriado! Rio oficializa folga em julho; saiba quem fica de fora
Na data, será realizado o encontro da cúpula dos Brics

Para a alegria do carioca, o prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou nesta terça-feira (15), por meio de publicação no Diário Oficial, a Lei nº 8.881, que estabelece o dia 7 de julho deste ano como feriado municipal no Rio de Janeiro. A data coincide com a realização da cúpula dos Brics, evento internacional que ocorrerá na cidade.
A proposta foi enviada pelo Executivo à Câmara Municipal em fevereiro, em regime de urgência. O objetivo é reduzir o fluxo de pessoas e veículos durante o evento, facilitando a logística de segurança e a mobilidade urbana.
A nova legislação determina o fechamento da maior parte das atividades econômicas e serviços, mas prevê exceções. Estabelecimentos como bares, restaurantes, padarias, hotéis, centros comerciais, shoppings, empresas jornalísticas, teatros, cinemas, bibliotecas, pontos turísticos e locais com atividades remotas poderão funcionar normalmente. Serviços essenciais como transporte, saúde, segurança pública, limpeza urbana e funerárias também seguirão operando.
O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal em segunda votação no dia 8 de abril. A cúpula do Brics está marcada para começar no domingo anterior, 6 de julho, e reunirá chefes de Estado e representantes dos países que compõem o bloco.
Atualmente, o Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
A justificativa da proposta destaca que o feriado foi pensado para garantir melhor logística e segurança na recepção das delegações estrangeiras, seguindo o mesmo modelo adotado durante o encontro do G20, quando também foram decretados feriados para facilitar a circulação na cidade.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!