Levantamento
Mais da metade dos postes substituídos no Rio é por colisões
Além disso, 1.205 transformadores foram substituídos
Segundo um levantamento realizado pela Light, os serviços mais demandados no primeiro semestre incluíram a substituição de postes, com a troca de mais de 1.300 unidades, das quais 762 foram danificados por colisões de veículos. Além disso, foram substituídos 1.205 transformadores e reformados 173 km de rede elétrica, o que resultou em maior confiabilidade e robustez para os circuitos elétricos.
Somente nos seis primeiros meses deste ano, as equipes técnicas inspecionaram 9,2 mil km de rede de distribuição aérea para controle e monitoramento, e executaram 22 mil serviços de rede em toda área de concessão, que compreende 31 municípios do Rio.
Já na rede subterrânea, foram realizadas mais de 11.270 inspeções em câmaras transformadoras e seus equipamentos, sendo 949 manutenções preventivas e troca de 15,8 km de cabos.
Nas podas de árvores, realizadas em parceria com órgãos municipais para preservar a rede elétrica aérea e garantir a segurança dos funcionários, foram feitas em 148 mil vegetais.
O gerente de manutenção da Light, Bruno Almeida, explica que, além dos serviços emergenciais, a concessionária atua com equipes mapeando as necessidades de intervenções na rede elétrica, com planejamento assertivo e de menor impacto para a população.
“Quando uma ocorrência é registrada no sistema da Light, o setor de Planejamento da Manutenção e Expansão realiza análises sobre as intervenções necessárias. A partir deste mapeamento, os serviços são direcionados às áreas responsáveis, que designam técnicos e engenheiros à campo para inspecionar e programar as ações, com o objetivo de mitigar interrupções no fornecimento de energia“.
A Light conta com a colaboração da população para relatar necessidades de reparos, vistorias, e manutenções programadas, além de emergências, conforme destaca o gerente Bruno Almeida.
“Um poste danificado, um fio partido, ou até uma área de ligação clandestina, de ligações regulares que possam causar prejuízo aos clientes, podem ser notificados para que os técnicos possam fazer o trabalho necessários e evitar riscos e danos à população.” explicou o gerente.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!