Trânsito
Libertadores: trens e metrôs operam com horários especiais no Rio
Efetivo de segurança também foi reforçado nas estações
O Governo do Estado informou que um esquema especial de trânsito foi preparado para atender o público que irá aos jogos da Libertadores, nesta quarta e quinta-feira (18 e 19). As partidas acontecem nos estádios Jornalista Mário Filho (Maracanã) e Nilton Santos (Engenhão).
A Supervia e o Metrô Rio terão horários especiais para o transporte público. O efetivo de segurança e de operadores de estação serão reforçados, principalmente nas estações próximas ao estádio.
Como parte do planejamento para os eventos, nos dias de realização dos jogos tambpém foi decretado ponto facultativo. Os trens da Supervia, a partir de 15h, vão operar com a grade reforçada.
Esquema dos trens
Os passageiros que embarcarem na Central do Brasil contarão com intervalos reduzidos nos ramais Santa Cruz, Japeri e Deodoro. No Ramal Japeri, o último trem expresso sairá de Japeri às 12h56, sem partidas para Nova Iguaçu, apenas para Japeri, partindo da Central do Brasil.
No Ramal Santa Cruz, o último trem expresso sairá de Santa Cruz às 12h49, enquanto a última viagem expressa para Santa Cruz sairá da Central às 18h55. No Ramal Deodoro, em determinados horários, os passageiros serão atendidos exclusivamente pelos trens paradores, compartilhados com os ramais Santa Cruz e Japeri. Os ramais Belford Roxo e Saracuruna seguirão a grade regular de dias úteis.
Para facilitar o embarque, os passageiros podem se programar usando a ferramenta “Planeje Sua Viagem” no aplicativo da concessionária. Em caso de dúvidas, os usuários podem consultar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.
Esquema do metrô
A concessionária Metrô Rio vai estender o horário de embarque de clientes até 1h30 na estação Central do Brasil, que faz a integração com o serviço de trens da Supervia. O embarque no sistema metroviário será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). Não haverá integração com trens nas estações do metrô Maracanã e São Cristóvão. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Depois deste horário, as estações ficarão abertas apenas para desembarque.
No retorno, a partir da estação Central do Brasil, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os trens seguirão da estação Central para a Pavuna.
A concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação presente nos cartões de crédito e débito ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC (por aproximação), diretamente nos validadores das catracas.
Há ainda opções de compra ou recarga antecipada de seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!