Logo Enfoco


    Grave

    Jovem é eletrocutado enquanto viajava em cima de trem no Rio

    Segundo testemunhas, houve explosão na rede elétrica

    Publicado 19/11/2024 às 7:47 | Atualizado em 19/11/2024 às 8:07 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Ele foi socorrido em estado grave
    Ele foi socorrido em estado grave |  Foto: Reprodução/ Redes Sociais

    Um jovem que estava viajando sobre um trem da Supervia, na estação Anchieta, na Avenida Nazaré, Zona Norte do Rio, foi eletrocutado após uma explosão na rede elétrica na noite desta segunda-feira (18). Segundo testemunhas, o homem estava "surfando" em cima do trem.

    Imagens que circulam nas redes sociais mostram o jovem já desmaiado sobre o trem, enquanto outro rapaz tenta ajudá-lo e retirá-lo do local. Nesse momento, ocorre uma explosão na rede elétrica. Em outras imagens, o jovem é removido do local por passageiros.

    Conforme o Corpo de Bombeiros, o quartel de Ricardo de Albuquerque foi acionado para realizar o salvamento por volta das 21h40. No local, o jovem, que não teve a identidade revelada, foi encaminhado em estado grave ao Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. Até o momento, não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.

    Segundo informações iniciais, o homem foi eletrocutado ao entrar em contato com a rede de alta tensão enquanto o trem estava em movimento. Passageiros relataram que ouviram um estrondo forte antes da parada da composição.

    O que diz a SuperVia

    Procurada, a SuperVia informou que por volta das 21h30 desta segunda-feira (18), agentes da empresa acionaram os órgãos competentes para o socorro necessário de uma pessoa que estava fora do trem, na estação Anchieta.

    "A vítima sofreu uma descarga elétrica ao tocar na rede aérea. Diante do ocorrido, o trem que seguia para Japeri teve a viagem encerrada. Os passageiros precisaram embarcar em outra composição. A SuperVia lamenta profundamente o caso", diz a nota.

    Desde setembro, a concessionária vem realizando uma campanha educativa alertando sobre os riscos de viajar fora do trem.

    "Os chamados “carrapatos” (o termo “surfista de trem” está em desuso para não glamourizar a ação criminosa) arriscam suas vidas ao se agarrar às laterais dos vagões ou se equilibrar no teto dos trens. As ações, além de irresponsáveis, comprometem a segurança de todos os passageiros e impactam o bom funcionamento da operação ferroviária", pontua.

    A SuperVia reforça que a segurança é inegociável e essencial para o funcionamento seguro do sistema ferroviário. "É fundamental que todos, passageiros e pedestres, colaborem, respeitando as regras de segurança, e que a sociedade como um todo se mobilize para evitar tragédias e erradicar essa prática perigosa", argumenta.

    Alerta importante

    Caso algum passageiro ou pessoa nas proximidades das instalações presencie alguém recebendo uma descarga elétrica, é fundamental que não se tente prestar socorro diretamente. Toques ou tentativas de retirada podem colocar outras vidas em risco devido à alta tensão presente nos equipamentos. A orientação correta é acionar imediatamente a equipe de emergência da SuperVia ou os serviços especializados, como Corpo de Bombeiros (193) ou Samu (192).

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Feriado com chuva ou sol? Veja como fica o tempo no Rio nesta quarta

    Próximo artigo
    >

    Estações de metrô e VLT permanecem fechadas nesta terça

    Relacionados em Rio