Pagamentos
IPVA: saiba valores, calendário e descontos no Rio de Janeiro
Descontos podem chegar a 3% para quem pagar à vista
Com a chegada do novo ano, os proprietários de veículos em boa parte do Brasil se preparam para cumprir uma obrigação anual: o pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).
Em 2024, a boa notícia é que, devido à queda média de 4,26% no preço dos carros usados até novembro, de acordo com dados do IBGE, os motoristas podem esperar um alívio no bolso com o possível decréscimo no valor do IPVA.
A variação no preço venal dos veículos é a base para o cálculo da alíquota do IPVA na maioria dos estados. No Estado do Rio, em que é utilizada a tabela Fipe como referência, o valor venal experimentou uma redução média de 4,39%, variando conforme o modelo e o ano do veículo.
No estado do Rio o calendário começa em 22 de janeiro e encerra em 11 de abril
Isenções podem ser aplicadas a carros elétricos, veículos de pessoas com deficiência e automóveis com mais de 10 anos de uso, dependendo da região.
No estado do Rio o calendário começa em 22 de janeiro e encerra em 11 de abril, dependendo das placas dos veículos.
As alíquotas variam de acordo com o tipo de combustível, com modelos flex sendo tributados a 4%, motocicletas a 2%, veículos a Gás Natural Veicular (GNV) a 1,5% e carros movidos exclusivamente a energia elétrica a 0,5%. O desconto de 3% para pagamento à vista permanece como opção, assim como a possibilidade de parcelamento em três vezes sem abatimento.
Proprietários de veículos com 15 anos de fabricação ou mais, assim como pessoas com deficiência, têm direito à isenção do IPVA. Confira a tabela com os valores.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!