Luto
Ex-prefeito do Rio, Roberto Saturnino, morre aos 93 anos
Já viúvo, ele deixa três filhos
O ex-prefeito do Rio, Roberto Saturnino Braga, faleceu nesta quinta-feira (3), aos 93 anos. Ele estava internado desde a última sexta-feira (27) no CTI do Hospital Pró-Cardíaco, na Zona Sul do Rio, recebendo cuidados paliativos. A informação da morte foi confirmada pela filha, Maria Adelia. Roberto deu entrada ao hospital devido a um quadro de pneumonia.
O hospital informou na noite de quarta-feira (2), que Roberto Saturnino Braga estava internado no CTI, e recebendo cuidados paliativos devido a um quadro clínico com "improvável reversão". No entanto, os detalhes sobre a condição que levou à internação não foram revelados.
Viúvo, ele deixa três filhos: Adelia, Bruno e Antonio Frederico. Os detalhes sobre o velório e o enterro ainda não foram divulgados.
O atual prefeito do Rio, Eduardo Paes, elogiou Saturnino Braga, afirmando que ele foi um dos homens mais dedicados e íntegros da política carioca.
" Ele foi um dos mais dedicados e corretos homens públicos que a cidade do Rio de Janeiro já conheceu. Sua história em defesa da democracia, da liberdade e do povo mais pobre será sempre lembrada. É uma grande perda para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil. Meus sinceros agradecimentos por toda sua dedicação à nossa cidade. Que Deus possa confortar o coração de sua família e de seus amigos."
Quem foi Roberto Saturnino Braga ?
Carioca nascido em 13 de setembro de 1931, Roberto Saturnino Braga formou-se em Engenharia pela Universidade do Brasil (atualmente UFRJ) em 1954. Vindo de uma tradição política no estado — seu pai, Francisco Saturnino Braga, foi deputado federal por três mandatos —, ele ingressou na política em 1963 como deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro, integrando uma coligação com o PSB, MTR e PST. Com a ditadura e a implementação do bipartidarismo, uniu-se ao MDB e foi senador pelo Rio de Janeiro de 1975 a 1985.
Saturnino Braga foi o primeiro prefeito a ser eleito de forma direta após a redemocratização do Brasil, em 1985, pelo PDT, conquistando quase 40% dos votos. Ele ocupou o cargo de prefeito de 1986 a 1989, embora estivesse, recentemente, filiado ao PSB.
Paralelamente à sua carreira política, Roberto Saturnino Braga se dedicou à literatura, publicando diversas obras. Entre elas, "Contos do Rio" foi agraciada com o Prêmio Malba Tahan, da Academia Carioca de Letras, em 2000. Viúvo, ele deixa três filhos: Adelia, Bruno e Antonio Frederico.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!