G20
Esquadrão antibombas faz varredura em hotéis do Rio
Pontos turísticos também foram inspecionados
Neste domingo (17), o Governo do Rio de Janeiro iniciou uma série de varreduras preventivas em locais que irão sediar eventos e reuniões da cúpula de líderes do G20. A ação, realizada pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), abrangeu o Museu do Amanhã, na Zona Portuária, e o Museu de Arte Moderna e o Copacabana Palace, ambos na Zona Sul da cidade.
A operação, coordenada pelo Esquadrão Antibomba, tem como objetivo garantir a segurança das instalações, autoridades e do público presente. As varreduras estão sendo feitas de forma preventiva, com o uso de equipamentos especializados para detectar possíveis ameaças.
Segundo André Ferrão, chefe do Esquadrão Antibomba, a Polícia Civil tem prestado suporte à Polícia Federal, que é responsável pela segurança federal, para assegurar que os eventos ocorram sem incidentes.
“Os cães farejadores são fundamentais para complementar nosso trabalho”, destacou Ferrão.
O Esquadrão utilizou diversos equipamentos de alta tecnologia, incluindo detectores de explosivos, sistemas de imagem e um raio-x portátil, utilizado para examinar casos suspeitos de artefatos explosivos.
A equipe também contou com identificadores químicos, que possuem uma vasta biblioteca de substâncias explosivas, e o auxílio de cães farejadores treinados. Entre os cães, Nitro, um pastor alemão especializado em detectar explosivos, foi um dos principais responsáveis pela operação, junto aos pastores belgas Nagan e Julie.
O governador Cláudio Castro ressaltou a importância das ações de segurança para garantir a tranquilidade durante o evento.
“O G20 é um evento de importância global e nosso compromisso é garantir que ele aconteça com total segurança e tranquilidade. As ações preventivas realizadas pelo Esquadrão Antibomba, em conjunto com outras ações de segurança, refletem a seriedade com que trabalhamos para proteger tanto as autoridades quanto a população”, afirmou o governador.
Ele também destacou que o trabalho integrado das forças de segurança tem como objetivo proporcionar a melhor experiência possível aos participantes e visitantes do evento.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!