Gesto nobre
Doação de órgãos salva vidas em hospitais de Niterói e São Gonçalo
Semana do Doador de Órgãos acontece até sexta-feira (27)
Hospitais estaduais como Azevedo Lima (Heal), em Niterói; e Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, ambos na Região Metropolitana do Rio, promovem a Semana do Doador de Órgãos, até sexta-feira (27). O objetivo do evento é a conscientização para a doação de órgãos e tecidos.
No primeiro semestre deste ano, o Heal fez 47 captações, beneficiando cerca de 200 pessoas. O número é 100% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando 28 captações foram realizadas.
Com o tema 'Doe Mais Vida', o evento terá palestra de Bianca de Almeida do Vale, coordenadora do núcleo de acolhimento e entrevista familiar do RJ Transplantes, além de especialista em doação, captação e transplante, na sexta-feira, às 14h, no auditório do Hospital Azevedo Lima.
No mesmo dia, às 15h, está marcado um momento emocionante: um receptor dará depoimento sobre a sua experiência como transplantado. Ele recebeu um fígado novo. No decorrer da semana, outras palestras acontecem no auditório junto aos funcionários, pacientes e acompanhantes.
“O juramento vocacional de quem é da saúde é, acima de tudo, um juramento de amor ao próximo. E, no ato de doar um órgão, o doador e sua família se tornam protagonistas nesse processo assistencial de cuidado integral que todos nós da área buscamos em nosso dia a dia. Ficamos muito orgulhosos em saber que no Hospital Estadual Azevedo Lima esse compromisso inequívoco com a vida humana é renovado constantemente por meio do processo de doação de órgãos”, explicou o diretor-geral do Heal, Marcus Vinícius Dias.
Exposição fotográfica
O Jardim do Doador de Órgãos do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, ganha exposição fotográfica nesta quarta-feira (25) para marcar o Dia Nacional do Doador de Órgãos celebrada na sexta (27). Também em comemoração ao Setembro Verde, todos os jardins do hospital e a fachada da Centro de Trauma ganharam iluminação especial.
No espaço, criado com objetivo de representar a coragem da família pela escolha da doação, é plantada uma muda de jasmim, que significa o órgão vivo que foi transplantado no receptor e que vai crescer e perfumar o ambiente. No Jardim do Doador de Órgãos já foram plantadas mais de 200 mudas de jasmim.
O evento desta quarta-feira está aberto desde às 9h com a exposição e roda de conversa com as famílias doadoras, que encerrarão o evento fazendo o plantio das mudas de jasmim. De janeiro a agosto deste ano, o Heat realizou 114 captações, entre órgãos (coração, fígado, pâncreas, pulmões, córneas, etc) pele e ossos beneficiando cerca de 300 pessoas.
Uma verdadeira força-tarefa é montada no hospital nos dias de captação. Quando um potencial doador é identificado e a equipe médica visualiza a doação de órgãos cuja captação e transporte tem que ser feito em até quatro horas, como o coração, a equipe do CIHDOTT aciona a Central Estadual de Transplantes, que envia helicóptero e até batedores da Polícia Militar para que o paciente que está do outro lado receba o transplante no tempo certo.
O Hospital Estadual Alberto Torres, administrado pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado, está hoje entre as primeiras unidades no ranking dos hospitais estaduais em captação de órgãos. O Heat é uma unidade de urgência e emergência, especializado no socorro a pacientes com múltiplos traumas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!