Competição
'Difícil tirar de Niterói e Rio', diz Neves sobre candidatura ao Pan 2031
Logomarca foi lançada nesta sexta-feira (25)

Durante o lançamento da logomarca da candidatura conjunta de cidades fluminenses para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031, nesta sexta-feira (25), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, pediu desculpas à capital do Paraguai, Assunção, que também concorre à sede do evento, após exaltar o Rio de Janeiro em sua fala.
A logomarca foi criada com as cores representativas dos dois municípios e teve por inspiração o sol, a união das cidades-irmãs e o amor de ambas pelo esporte.
A cerimônia aconteceu no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e marcou o início oficial da campanha brasileira rumo à decisão final, que será tomada em agosto pelo Comitê Executivo da Panam Sports.
“O Comitê Olímpico Brasileiro aprovou em janeiro o prazo praticamente por unanimidade. A partir de então, começamos a trabalhar em conjunto com as prefeituras e temos até o dia 30 de abril para apresentar o dossiê, que já está pronto. Ontem validamos esse projeto e, a partir daí, começa a campanha pela vitória”, disse Neves, antes de comentar, com tom confiante.

É difícil tirar esses Jogos de Niterói, do Rio, com todo o respeito à Assunção, mas o Rio de Janeiro e Niterói são cidades lindas
Diante da repercussão, o prefeito reforçou que sua intenção não foi diminuir a candidatura paraguaia, reconhecendo a disputa internacional e reiterando o respeito à cidade rival.
“Peço desculpas a Assunção, cidade que respeitamos. Mas é inegável que o Rio de Janeiro tem um conjunto de cidades lindas e preparadas para receber um evento dessa magnitude”, afirmou.
O projeto envolve não só Niterói e Rio de Janeiro, mas também municípios como São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. A proposta aposta na força da Região Metropolitana como polo esportivo e em um legado urbano e social.
“Além do legado esportivo, o evento impulsiona o desenvolvimento e a inclusão social. É uma oportunidade de tirar do papel obras esperadas há muito tempo, como a linha 3 do metrô, com túnel sob a Baía de Guanabara, conectando de forma mais sustentável e eficiente diversas cidades”, destacou Rodrigo Neves.
O lançamento oficial da campanha está marcado para o dia 12 de maio. Até lá, o comitê seguirá articulando apoios e promovendo o projeto junto aos 41 países integrantes da Panam Sports. A decisão final sobre a sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031 será conhecida em agosto.


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