Atenção!
Dia das Crianças: Procon orienta sobre como evitar fraudes; vídeo
Diretora dá dicas e incentiva pesquisar bem antes de comprar
Após realizar uma pesquisa em diferentes sites de vendas de produtos para o Dia das Crianças, entre os dias 1º e 7 de outubro, o Procon do Estado do Rio divulgou, nesta terça-feira (8), uma série de orientações e dicas sobre como evitar fraudes na hora de comprar. Elisa Freitas, diretora de Fiscalização da autarquia incentivou clientes a pesquisar bem antes de adquirir produtos.
No vídeo divulgado, Elisa fala sobre as variações de preços e qualidades de material que os produtos podem apresentar em diferentes lojas. A diretora ainda alertou a respeito da classificação etária dos brinquedos e sobre manter a atenção quanto aos prazos de entrega.
Valores variaram em até 190%
De acordo com o levantamento do Procon-RJ, as flutuações mais significativas nos valores dos brinquedos foram de 190% em um jogo de brinquedo de engenharia e 100% em uma girafa. Já a menor variação ficou a cargo de um conjunto de miniaturas de carro, que variou 4% em lojas diferentes.
Segundo o presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) neste Dia das Crianças, o varejo deve apresentar um crescimento de 2,6% em relação ao ano passado.
O objetivo da pesquisa de preços é de ajudar e demonstrar ao consumidor que, se ele pesquisar o mesmo produto em locais diferentes, pode encontrar muita diferença de valor e economizar expressivamente. Queremos garantir a segurança dos consumidores e orientar os fornecedores quanto às boas práticas consumeristas
A pesquisa poderá ser acessada através deste link. Os preços informados foram apurados dentro do período indicado e podem variar conforme a data.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!