Transporte
Concessionária anuncia fim do metrô de superfície; saiba mais
Passageiros pagarão o valor da tarifa do metrô na integração
A partir do próximo dia 27 de julho, uma mudança no transporte público carioca impactará milhares de passageiros que utilizam o Metrô na Superfície. Após 22 anos de operação, o serviço que ligava as estações Botafogo e Antero de Quental ao bairro da Gávea será encerrado pela concessionária Metrô Rio.
Inaugurado em 2002, o Metrô na Superfície surgiu como uma alternativa para complementar o serviço metroviário tradicional, conectando bairros da Zona Sul como Gávea, Leblon e Botafogo. Contudo, segundo decreto recente, a decisão de encerrar o serviço foi tomada pela própria concessionária.
Com o término do Metrô na Superfície, entra em vigor um novo modelo de integração que visa melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais opções aos passageiros. A partir das estações Botafogo e Antero de Quental/Leblon, os usuários poderão integrar-se gratuitamente com seis linhas de ônibus municipais, mediante utilização do cartão Riocard. Essas linhas são:
- 539 (Rocinha x Leme)
- 309 (Central x Terminal Alvorada)
- 538 (Leme x Rocinha)
- 548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada)
- 583 (Cosme Velho x Leblon)
- 584 (Cosme Velho x Leblon)
Os passageiros pagarão a tarifa única do metrô, atualmente R$ 7,50, e poderão realizar a integração dentro de um intervalo de até 2 horas entre a passagem pelo validador do primeiro modal (ônibus) e o segundo (metrô).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!