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    Companhias aéreas são autuadas por irregularidades no Rio

    Período de férias registra grande fluxo de viajantes

    Publicado 18/01/2024 às 10:09 | Atualizado em 18/01/2024 às 13:57 | Autor: Enfoco
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    Os fiscais dos órgãos de defesa do consumidor verificaram o cumprimento das leis
    Os fiscais dos órgãos de defesa do consumidor verificaram o cumprimento das leis |  Foto: Divulgação

    Uma operação conjunta de fiscalização em aeroportos realizada nesta quarta-feira (17) no Rio de Janeiro,autuou quatro companhias aéreas: Azul, Latam, Passaredo e Aerolineas Argentinas. 

    A ação teve a participação do ProconRJ, IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), vinculado ao Inmetro, OAB e Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados - IBCTD.

    Os fiscais dos órgãos de defesa do consumidor verificaram o cumprimento das leis e regulamentos relacionados ao direito dos consumidores que utilizam o serviço de transporte aéreo, especialmente neste período de férias, em que são registrados grandes fluxos de viajantes.

    "O turismo é uma importante atividade econômica no estado do Rio de Janeiro. Para melhorar cada dia mais esse serviço, é preciso que o transporte aéreo tenha a máxima qualidade e respeito às normas de proteção e defesa do consumidor”, afirma Cássio Coelho, Diretor Presidente do ProconRJ.

    Irregularidades

    No aeroporto Santos Dumont, a Azul e a Latam foram notificadas por irregularidades como ausência de informação clara e ostensiva em relação à multa/taxa em caso de cancelamento ou remarcação de voo

    A Passaredo foi autuada por falta de informações sobre o custo de serviços ofertados, como passagem, despacho de bagagem, escolha de assentos, além da falta de informações ao consumidor sobre multas em casos de cancelamento ou remarcação de voos. A empresa também estava sem o livro de reclamações do Procon. 

    No Aeroporto Internacional Tom Jobim - RioGaleão, a empresa Aerolineas Argentinas foi notificada em razão da ausência do Código de Defesa do Consumidor - CDC, do Livro de Reclamações do Procon e pela falta de informação clara e ostensiva em relação à multa/taxa em caso de cancelamento ou remarcação de voo. 

    Na mesma empresa, as equipes constataram que as informações a respeito do peso e dimensão das bagagens de mão, bem como sobre a proibição de despacho de alguns itens não estavam em língua portuguesa.

    Prevenção de problemas

    Segundo Renata Ruback, membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-RJ e Diretora do IBCTD-RJ, a iniciativa é importante para coibir abusos e prevenir problemas. “Vamos intensificar a fiscalização nos aeroportos nos períodos de aumento de fluxo de passageiros. O objetivo é a busca da melhoraria da qualidade dos serviços prestados. Infelizmente, ainda nos deparamos com situações de ausência de informação, que é um direito básico do consumidor sendo desrespeitado” - disse. 

    Os fiscais da Diretoria Técnica (Ditec) do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), Autarquia Estadual e órgão delegado ao Inmetro, inspecionaram 95 balanças com capacidade de até 300 kg nos terminais de embarque doméstico e internacional dos dois aeroportos. 

    No Santos Dumont, dois equipamentos das empresas Azul e Latam apresentaram irregularidades, ou seja, não estavam dentro das normas do Inmetro. 

    Já no Aeroporto Tom Jobim / Galeão não foram encontradas irregularidades pelos fiscais do IPEM-RJ.

    A  ação integrada ocorreu em 40 aeroportos de 24 estados, em parceria com órgãos que participam do Sistema de Defesa do Consumidor - SNDC.

    O que dizem as empresas?

    A Azul informou que prestará todos os esclarecimentos nos autos, dentro do prazo estipulado pelo órgão. 

    Já a Latam Airlines Brasil diz que foi notificada e prestará os esclarecimentos necessários ao Procon-RJ.

    Procuradas, as outras empresas ainda não se manifestaram sobre o caso. 

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