Correção
Acordo obriga Unimed a ampliar atendimento aos usuários no Rio
ANS fiscalizou o plano de saúde no início desta semana
Um acordo entre o Procon-RJ e a Unimed Ferj determinou que um funcionário da empresa passe a atender a demanda do público na sede da entidade. Além disso, após sofrer uma fiscalização da Agência Nacional de Saúde (ANS), a Unimed Ferj se comprometeu a ampliar sua rede de atendimento ao consumidor.
O início dos trabalhos da CPI criou no Rio de Janeiro um ambiente que impõe aos orgãos públicos uma atitude mais assertiva em defesa do consumidor. E é exatamente isso que vimos nesta semana, e certamente veremos ainda mais no futuro próximo. E a CPI estará atenta a cada um desses passos"
Na última segunda-feira (8), representantes da ANS estiveram na sede da Unimed Ferj com o objetivo de falar sobre o crescimento do número de reclamações de beneficiários a respeito de problemas como dificuldades para obtenção de boletos, de acesso à carteirinha do plano e de recebimento de reembolso.
A diligência foi coordenada pela diretora de Fiscalização (DIFIS), Eliane Medeiros, que contou com a companhia da gerente-geral de Operações Fiscalizatórias, Carolina Gouveia, do gerente de Boas Práticas, Frederico Cortez, do chefe do Núcleo da ANS no Rio de Janeiro, Leonardo Fisch, e da servidora da Coordenadoria de Fiscalização Planejada, Luana Caldas.
“Esse tipo de ação tem caráter educativo e busca solucionar problemas antes que sejam necessárias medidas mais gravosas por parte da reguladora. Para a ANS, o mais importante é o consumidor ter um canal de comunicação eficiente com a operadora e ter sua assistência garantida, dentro dos prazos determinados pela Agência, e com qualidade”, ressalta a diretora da DIFIS, Eliane Medeiros.
Desde 8 de abril deste ano, a Unimed Ferj é responsável pela assistência aos ex-beneficiários da Unimed-Rio. Atualmente, a operadora conta com 480.434 beneficiários em planos de assistência médica e em planos exclusivamente odontológicos.
A CPI volta a se reunir no próximo dia 8 de agosto, e voltará a ouvir representantes da Agência Nacional de Saúde, União Nacional de Autogestão em Saúde (Unidas), Confederação Nacional das Seguradoras, (Cnseg) e Fenasaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), que terão de explicar porque há uma incidência tão grande de rescisões unilaterais de contratos pelas empresas de plano de saúde na relação com pessoas com deficiência.
Procurados, o deputado estadual Fred Pacheco e a Unimed Ferj não retornaram o nosso contato até o momento da publicação desta reportagem.
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