Saúde
Rio e Niterói prorrogam campanha de vacinação contra gripe
No momento, a cobertura é considerada muito baixa
As Prefeituras de Niterói e do Rio anunciaram, nesta segunda-feira (29), que prorrogaram a campanha de vacinação contra a influenza nas duas cidades. A vacinação, que seria finalizada nesta quarta-feira (31), continuará disponível nos postos de saúde para qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade, incluindo crianças, jovens e adultos, independentemente de terem ou não comorbidades
A expectativa é que 90% da população fique imune. Porém, até o momento, a cobertura é considerada muito baixa, com apenas 20% da população já imunizada nos municípios. No caso de Niterói, a vacinação seguirá até finalizar o estoque das vacinas. No caso do Rio, seguirá até o fim do inverno.
Leia +: Estado prorroga prazos do licenciamento anual de veículos
Leia +: Saiba como ficará o tempo durante a semana no Rio; confira
A secretária de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, destacou a importância da imunização contra a gripe.
“Sabemos que, nessa época do ano, é natural um aumento na manifestação das doenças respiratórias. Uma das medidas importantes nesse período é a imunização contra a influenza. A vacina evita complicações que levam a internações e mortes. Aqui em Niterói, estamos intensificando a campanha e orientando que as pessoas procurem os postos de saúde o quanto antes para receber a dose”, pontuou a secretária.
A influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos como febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana. Os sintomas sistêmicos persistem por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
🚨 ATUALIZAÇÃO: A vacinação contra a gripe foi prorrogada. Até o fim do inverno, você poderá procurar um dos nossos pontos de imunização.
— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) May 29, 2023
Vacine-se! 💉 https://t.co/tJI4Eq6RRb
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!