Rede estadual
Rio anuncia mais de 4 mil vagas para professores; saiba tudo
Novidade foi divulgada pelo governador Cláudio Castro
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a contratação de 4.293 professores temporários para fortalecer a rede estadual de ensino nos anos letivos de 2024 e 2025. Chamada foi feita através do seu perfil no Instagram nesta quinta-feira (11).
O edital com as normas específicas, que inclui as disciplinas e regiões a serem atendidas, será divulgado na próxima semana. A iniciativa busca suprir carências temporárias causadas por afastamentos por motivos de saúde, gestação, estudos e outras licenças.
Distribuição dos professores
As escolas regulares receberão até 3.053 docentes com carga horária de 18 horas semanais e 1,2 mil com carga horária de 30 horas semanais, destinados aos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Além disso, unidades prisionais e socioeducativas contarão com até 40 profissionais para os anos iniciais do ensino fundamental, com uma carga horária de 22 horas semanais.
Inclusão e remuneração
Seguindo a legislação, 5% das vagas serão reservadas para candidatos portadores de deficiência, 20% para negros e indígenas, e 10% para candidatos com hipossuficiência econômica. A remuneração dos profissionais seguirá o plano de carreira do Professor Docente I e II, conforme a carga horária estabelecida.
Os candidatos selecionados precisarão comprovar aptidão no exame de saúde ocupacional e passar por outros processos previstos. A contratação respeita as diretrizes do Regime de Recuperação Fiscal.
Aumento de vagas no Degase
Em um decreto separado, também publicado nesta quinta, o governador autorizou a criação de até 122 vagas diárias no Regime Adicional de Serviço (RAS) para agentes de segurança socioeducativa do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase).
Estas vagas serão implementadas conforme a necessidade de reforço do efetivo das unidades, respeitando o limite de despesa e a disponibilidade orçamentária.
Os agentes poderão, assim, participar de programas que atendam a necessidades temporárias e sistemas de turnos de escalas diferenciadas, sem comprometer a escala regular de serviço.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!