Cidades
Réveillon de Niterói tem recorde de público
Para comemorar a virada de 2019 para 2020, Niterói teve, pela primeira vez, duas festas simultâneas com shows e queima de fogos. O já tradicional Réveillon da Praia de Icaraí, recebeu mais de 500 mil pessoas, as quais assistiram a um espetáculo de luz e cores com duração de 15 minutos. Em Itaipu, a chegada do Ano Novo foi anunciada com uma queima de fogos de 10 minutos, reunindo um público de cerca de 50 mil pessoas.
No total, Niterói teve a queima de nove toneladas de fogos, sendo 7,5 toneladas nas seis balsas em Icaraí, e 1,5 tonelada em uma balsa na praia de Itaipu. O espetáculo teve patrocínio da concessionária Águas de Niterói.
“O Réveillon de Niterói se consolidou como um dos melhores do estado para a confraternização das famílias. Tudo foi preparado e organizado com muito planejamento, em um trabalho conjunto entre diversos órgãos da Prefeitura. Tivemos a rede hoteleira da cidade com 100% de ocupação, além de maior movimentação no comércio e restaurantes. Com certeza, esta festa vai ficar na memória dos niteroienses e turistas que escolheram a cidade para festejar a chegada do novo ano”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Em Icaraí, a festa começou às 18h30, com a apresentação da banda Faixa Etária e, em seguida, foi a vez do grupo Bicho Solto subir ao palco, aninando o público que chegou cedo à praia. O Monobloco colocou todo mundo para dançar até poucos minutos antes da queima de fogos.
O espetáculo de luzes coloridas no céu, mais uma vez, impressionou o público, com fogos em diversos formatos. Por volta de 0h20, a principal atração da noite, o cantor Gilberto Gil, começou seu show, apresentando grandes sucessos como "Palco", "A Novidade", "No woman no Cry" e "One Love", acompanhado do coro do público, que, além das músicas, também fez uma declaração de amor ao cantor, aos gritos de "Gil, eu te amo!".
O cantor agradeceu o carinho e retribuiu, desejando um Ano Novo especial para todos.
"Desde priscas eras, esperamos e temos a esperança de dias melhores. Na virada do ano, é um ciclo se renovando nossos sonhos, para nossa alegria. Viva o Ano Novo, Niterói!", festejou Gil.
Aos 77 anos, a moradora de Icaraí, Terezinha Maia, aguardava ansiosa a apresentação do cantor baiano.
"Há muitos anos passava o Réveillon aqui em Icaraí, mas foi ficando tudo muito tumultuado e deixei de vir, mas nos últimos anos, voltei. Está tudo muito organizado e hoje temos uma linda festa. Já vi o Gil na Bahia, cantando com o Caetano e ter ele hoje aqui na minha cidade é um presente", disse ela.
Os turistas também fizeram parte da festa. De Goiânia direto para Niterói, a vendedora Railene Miranda, 31 anos, veio com o irmão, Reinaldo Júnior, e mais três amigos, Paula Renata Costa e Silva, Rafael Afonso e Jeferson Machado, para o Réveillon na Praia de Icaraí.
"Esta é a segunda vez que passo Réveillon em Niterói. Vim a primeira vez em 2013 e adorei. Este ano, decidimos voltar e, mais uma vez, está sendo maravilhoso. Estamos aproveitando cada minuto. Essa cidade é maravilhosa", afirmou Railene.
Em Itaipu, a programação começou por volta das 20 horas, com a apresentação da banda DKV. Em seguida, o grupo Vou Zuar se encarregou de animar a festa até a queima de fogos. Nos primeiros minutos de 2020, foi a vez do sertanejo João Gabriel soltar a voz e dançar com o público.
Jorge de Carvalho Neto veio com a família de Maricá para curtir a festa em Itaipu e afirmou que o Réveillon deste ano foi especial.
“É a terceira vez que venho com a família para passar a virada do ano aqui, mas hoje foi lindo demais. Não tem lugar melhor. Me sinto feliz de participar de uma festa como esta”.
Toda a festa realizada em Niterói foi transmitida pela página da Prefeitura no Facebook. O presidente da Neltur, Paulo Novaes, destacou que a festa na cidade foi um grande sucesso.
"Repetimos o sucesso de, por mais um ano, ter um artista reconhecido e consagrado tocando no Réveillon da nossa cidade. Este ano, ousamos, fazendo duas festas simultâneas e foi tudo realizado com planejamento. Por isso, as pessoas puderam curtir com tranquilidade, o que só reforçou a nossa capacidade em promover grandes eventos", pontuou Novaes.
Equipes de policiamento, da Guarda Municipal de Niterói, do SAMU, Corpo de Bombeiros, Assistência Social Municipal e agentes de trânsito da NitTrans aturaram durante toda a festa.
Emergências médicas – A festa contou com três postos médicos e nove ambulâncias em Icaraí, e um posto e 6 ambulâncias em Itaipu. Até as 2 horas do dia 1º, foram feitos 71 atendimentos em Icaraí, com duas remoções para o Hospital Carlos Tortelly, por alcoolismo. Em Itaipu, foram 31 atendimentos, sendo uma remoção por corte para a Unidade de Urgência Mário Monteiro.
Segurança – Além do efetivo da Polícia Militar, a Guarda Municipal de Niterói atuou durante o Réveillon com 375 agentes e 25 viaturas em Icaraí. Em Itaipu, foram 44 agentes e quatro viaturas. Os agentes tiveram ainda o reforço do Cisp Móvel, que fez plantão em Icaraí. Até as 2 horas, a Guarda Municipal registrou 278 autos de infração em Icaraí e 43 em Itaipu. Até esse horário, a Seop havia removido 18 veículos.
"Estive na praia até às 6h. Não tivemos ocorrência e nem qualquer tipo de reclamação. Pelo contrário , éramos parados para sermos elogiados. Nunca tinha visto isso", informou o comandante do 12º BPM (Niterói), Sylvio Guerra.
Trânsito – A NitTrans contou com 50 agentes, oito viaturas operacionais e oito reboques. As ações foram comandadas a partir do Centro de Controle Operacional da Prefeitura de Niterói, onde a coordenação geral teve visibilidade total do trânsito em Niterói, por meio das 120 câmeras instaladas em todas as regiões da cidade. Teve, ainda, o acompanhamento em tempo real da temporização semafórica o que garantiu a melhor fluidez ao tráfego de veículos.
Maricá - Cerca de 360 homens participaram da operação especial de réveillon em toda a cidade de Maricá. A Vigilância Sanitária também auxiliou nas fiscalizações da área de posturas municipais e impediu o uso e instalação de churrasqueiras, fogareiros e uso de garrafas de vidro.
Cerca de 700 homens participaram da operação especial de réveillon em toda a cidade. Ao todo, 100 guardas municipais atuaram nas ruas da cidade e nos 12 pontos de festa em Maricá. A Polícia Militar e a Fiscalização de Posturas reprimiram também o uso de carros de som e de caixas de som. Os festejos nos 12 palcos começaram às 20h e se encerraram às 2h
"O réveillon foi um sucesso. O reforço no policiamento atendeu as expectativas. Não aconteceram incidentes graves dignos de registro nos 12 pontos de festividades. A Guarda Municipal e a Polícia Militar trabalharam em conjunto e proporcionou uma sensação de segurança que era percebida e verbalizada pelos cidadãos nas ruas dos quatro distritos de Maricá. As secretarias municipais envolvidas deram uma aula de integração. O natal e réveillon serviu de teste para um grande choque de ordem que planejamos para o carnaval", informou o secretário de Ordem Pública de Maricá, coronel Júlio César Veras.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!