Emocionante!
Alunos adiam formatura em solidariedade a colega com câncer
Dona Raquel travou batalha na Região Serrana do Rio
Desde 1964, Maria Raquel da Silva, ou Dona Raquel, como é conhecida na pequena cidade de Macuco, na Região Serrana do Rio, cumpre a missão de educar. Mas, curiosamente, faltava algo que simbolizasse formalmente essa dedicação: o diploma em Matemática.
Em meio aos preparativos para a tão esperada colação de grau, Dona Raquel foi confrontada com o diagnóstico de câncer no intestino e precisou adiar a realização desse sonho. Enquanto lutava pela própria saúde, colegas de universidade, cientes da batalha que ela travava, decidiram esperar por ela e o que era para ser uma celebração individual se tornou um testemunho comovente de solidariedade e amizade.
A colação de grau, originalmente agendada para dezembro de 2023, ficou marcada para abril, com Dona Raquel no centro das atenções, onde sempre pertenceu.
"Recebi meu diagnóstico de câncer no intestino em fevereiro do ano passado, mas sempre confiei em Deus e acredito que as coisas acontecem como devem ser. A doença chegou, mas a minha experiência de fé durante todo o meu seguimento de vida não me fez desanimar. Ao contrário, me alimentou e fortaleceu para enfrentar as dificuldades e romper. Eu não via toda essa situação como um problema. Claro que sempre ficava pensando em quando ia terminar o curso, como ia terminar, mas me mantive firme no meu propósito e com fé de que tudo iria ficar bem", compartilha a formanda.
Foram, ao todo, 16 formandos que participaram da primeira cerimônia de colação de grau do polo de Macuco, aberto em 2020. "Nosso primeiro pensamento foi realizar a Colação de Grau dos formandos no final do ano passado, como é de praxe, porém, ela teria que colar grau mais à frente, individualmente, quando concluísse o tratamento de saúde, mas os alunos tomaram a extraordinária decisão de esperar a Dona Raquel se fortalecer para que a Colação de Grau fosse realizada para todos", acrescenta a coordenadora administrativa do Polo da Uniube, Janilda Nunes da Conceição.
Me senti muito feliz, muito lisonjeada com tantas falas e parabéns. Naquela plateia, havia muitos ex-alunos
Uma palavra: gratidão
Emocionada com a homenagem prestada pelos colegas de turma, a professora Raquel diz que a decisão da turma em adiar a colação de grau a fortaleceu ainda mais. "É muito gratificante ao final de uma grande jornada se saber reconhecida como colaboradora na formação de tantas pessoas. Minha maior satisfação está em saber da sinceridade de coração de cada um que se manifestou ao me homenagear, pois são pessoas com as quais me encontro constantemente e sempre me tratam com distinção mostrando apreço. Minhas palavras são sempre gratidão, gratidão, gratidão", pontua.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!