Abalo
Tremor em Búzios assusta moradores: o que se sabe até agora
Caso ocorreu no domingo (1º); Defesa Civil descarta danos
Moradores do bairro José Gonçalves, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, relataram um tremor na manhã deste domingo (1°). Apesar do relatos, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo não identificou qualquer atividade anormal na região, segundo apurado pelo ENFOCO. Conforme a Prefeitura, não há registro de vítimas e danos estruturais.
De acordo com os residentes da área atingida, apesar de intenso, o abalo foi sentido de forma rápida. “Aqui na Travessa dos Limoeiros, todo o chão tremeu. Os vizinhos foram para as ruas e para as sacadas das casas para ver o que tinha acontecido”, contou uma moradora da região.
Outra moradora que estava com a filha no momento do tremor, descreveu o momento como assustador, em uma rede social.
"Foi assustador. Eu estava sentada na sala com minhas filhas quando, de repente, ouvi um barulho como se uma bomba tivesse estourado no solo. O tremor veio em uma onda, primeiro tremendo os vidros das janelas e a porta da frente, depois a cozinha e, por fim, os vidros de trás da casa e a porta dos fundos. E então passou. Foi muito estranho e assustador", compartilhou.
Sem registros oficiais
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, que monitora a atividade sísmica na região, não identificou qualquer atividade anômala ou tremor de terra na Região dos Lagos durante o período mencionado. A informação, inclusive, foi reafirmada pela Prefeitura.
Relatos similares ao ocorrido já foram registrados no passado, mas sem confirmação de atividade sísmica. Há apontamentos para possíveis explosões em uma pedreira no bairro Campo Redondo. No entanto, a informação não foi confirmada pelo município.
Não há danos ou vítimas
A Prefeitura de Armação dos Búzios informou à reportagem que no domingo (1º) a Coordenadoria de Defesa Civil registrou uma ocorrência de possível tremor de terra no bairro José Gonçalves. O acionamento foi feito após uma moradora do bairro relatar a percepção do tremor.
Uma equipe da secretaria foi imediatamente deslocada ao local, onde foi realizado um levantamento detalhado sobre o ocorrido. Durante a inspeção, constatou-se que o tremor foi sentido de forma isolada por alguns moradores, enquanto outros não relataram a mesma percepção. Ainda segundo a Prefeitura, não foram registrados danos estruturais ou vítimas em decorrência deste evento.
"A Defesa Civil continuará monitorando a situação e está à disposição da população para prestar esclarecimentos. Qualquer nova informação relevante será prontamente comunicada à população. Reiteramos que a segurança dos moradores de Búzios é nossa prioridade e que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir a tranquilidade da população", conclui a nota.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!