Fenômeno natural
'Sem indício de esgoto', diz prefeitura sobre praia de Búzios
Governo descartou contaminação da água em Geribá
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Urbanismo, explicou o aparecimento das algas na extensão da baladada Praia de Geribá, na manhã desta segunda-feira (29). O governo municipal descartou qualquer contaminação da água por conta do fenômeno natural.
"Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a presença dessas algas, conhecidas como sargaço, é um fenômeno natural. Trata-se de uma espécie de alga que é base alimentar para tartarugas e outros animais marinhos que habitam áreas profundas. Essas algas são comuns em diversas partes do mundo e fazem parte do ecossistema marinho", argumentou a Prefeitura em nota.
"É necessário compreender que variações climáticas e mudanças na direção das marés podem ocasionar o transporte dessas algas para áreas costeiras, como a Praia de Geribá. Assim, mesmo em locais onde não é comum encontrar grandes concentrações de algas, eventos como esse podem ocorrer devido à dinâmica natural do oceano", completou a Prefeitura em relação ao aspecto técnico.
Quanto à preocupação relacionada à qualidade da água do mar, a Prefeitura de Búzios esclareceu que não há indícios de contaminação por esgoto. "O sistema marinho possui uma capacidade natural de se recuperar, especialmente nas áreas dinâmicas como a região próxima à Praia de Geribá. Portanto, descartamos a hipótese de que a presença das algas seja resultado de um despejo exagerado de esgoto", disse o governo.
Por fim, o governo municipal informou que a "Secretaria de Serviços Públicos atuou para realizar a limpeza da praia, garantindo a conservação do ambiente e o conforto dos frequentadores. A Prefeitura de Búzios permanece à disposição para fornecer informações adicionais e seguir acompanhando a situação para garantir o bem-estar da comunidade e a preservação do nosso litoral".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!