Natureza
Jacaré de 1,2 metro fisga anzol de pescador na Região dos Lagos
Visitante surpreendeu banhistas em Barra de São João (RJ)
Um visitante inusitado resolveu aparecer na foz do rio São João, na Prainha, no distrito de Barra de São João, na Região dos Lagos, na manhã desta terça-feira (16).
Um jacaré de aproximadamente 1,2 metro foi resgatado por agentes da Guarda Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O animal havia fisgado uma anzol de um pescador, quando foi notado e levado até a beira da Prainha, local muito frequentado por banhistas.
Pescadores e curiosos notaram a sua presença e acionaram a guarda, que imediatamente se dirigiu ao local para realizar o resgate. Os agentes adotaram técnicas usadas em captura, para não causar estresse no animal.
Após o resgate, o jacaré foi avaliado e, como estava sem ferimentos e em boas condições de saúde, foi conduzido para um local isolado para realização da soltura branda, sem impactar seus costumes naturais.
O animal resgatado foi identificado como sendo da espécie Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Podem viver até 50 anos.
São animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais, pois se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!