Logo Enfoco


    Cidades

    RBR Solar surge em Niterói como solução para quem quer fugir do preço alto na conta de luz

    Publicado 08/10/2021 às 10:35 | Atualizado em 08/10/2021 às 16:22 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem RBR Solar surge em Niterói como solução para quem quer fugir do preço alto na conta de luz
    A chegada do empreendimento em Niterói surge como alternativa para a geração de energia limpa e sustentável. Foto: Lucas Benevides

    A disparada de valores na conta de luz — consequência da crise hídrica e energética no país — está exigindo do brasileiro refletir e migrar para outras formas de gerar energia a custo mais baixo. A energia solar ressurge entre as principais opções, isso por conta da economia de até 95% do valor final. É o que a RBR Solar, um empreendimento totalmente voltado para empresas e residências, se propõe a fazer. A loja, voltada para energia solar será inaugurada na noite desta sexta-feira (8), em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói.

    Como funciona

    A luz solar é convertida em energia e consumida de acordo com a necessidade do local. O excedente é injetado na rede da concessionária, gerando créditos. Na parte da noite, com a ausência do sol, os créditos excedentes gerados ao longo do dia são consumidos.

    “É importante ressaltar que o sistema solar gera energia também em dias nublados ou chuvosos, mesmo que em quantidades menores. Fonte inesgotável de energia, o sistema é capaz de gerar e economizar até 95% do valor final da conta de luz. Hoje em dia, o futuro torna-se incerto quando pensamos no meio ambiente. E em meio de tamanha dúvida, foi criada a RBR Solar, empresa que visa garantia e economia na sua própria energia elétrica"

    Carolina Maia, sócia do RBR Solar

    Crise

    Um novo alerta foi emitido recentemente pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre a grave escassez de água nos reservatórios de hidrelétricas brasileiras.

    Segundo a entidade responsável pela operação da matriz elétrica do Brasil, a falta de chuvas poderá levar o país ao seu limite já em novembro, prejudicando a geração de energia elétrica.

    A situação crítica reforça o papel estratégico da energia solar como parte da solução para diversificar e fortalecer o suprimento de eletricidade no Brasil, fundamental para a retomada do crescimento econômico nacional.

    A avaliação é do presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Ronaldo Koloszuk.

    Segundo o dirigente, é mais barato para o governo incentivar a energia solar, seja das grandes usinas contratadas em leilão ou pela geração própria em telhados e pequenos terrenos, do que pedir para a população economizar energia.

    “As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”

    Para Carolina Maia, da RBR Solar, a energia solar vem conquistando, a cada dia, um lugar mais alto no ranking da matriz energética mundial, no qual o Brasil passou a ocupar o 14º lugar no top 15 do ranking elaborado pela Agência Internacional para Energia Renovável (Irena).

    RBR

    RBR Solar

    A chegada do empreendimento em Niterói surge como alternativa para a geração de energia limpa e sustentável: desde o prospecto do projeto, condições especiais de financiamento, fornecimento, instalação, até a homologação dos equipamentos.

    O secretário municipal do Clima de Niterói, Luciano Paez, opina que a maior parte da geração de energia, hoje, no Brasil, ainda é produzida por hidrelétricas. Ele concorda ser necessário repensar maneiras de geração de energia.

    "Com a crise hídrica que estamos vivendo, os preços dispararam. É fundamental repersarmos formas mais eficientes e renováveis para geração de energia, principalmente a solar, que gera um impacto atmosférico zero e consequentemente mitiga gases de efeito estufa"

    Condições

    O Brasil possui cerca de 10 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica em usinas de grande porte e em pequenos e médios sistemas instalados pelos próprios consumidores. Somados, os sistemas fotovoltaicos representam mais de 70% da potência da usina hidrelétrica de Itaipu, segunda maior do mundo e maior da América Latina.

    A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) disse ao Enfoco que a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 52,7 bilhões em novos investimentos e gerou mais de 300 mil empregos acumulados desde 2012. Com isso, evitou a emissão de 10,7 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

    A inauguração da RBR solar acontece nesta sexta, às 19h, na Estrada Francisco Cruz Nunes, 7288 – Loja 109, no Shopping Cancun Center, Piratininga, em Niterói.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Sem vacina, astro da NBA fica inelegível e perde mais de R$ 2 milhões

    Próximo artigo
    >

    Perseguição e tiro na BR-101 termina com prisão em Itaboraí

    Relacionados em Cidades