Cidades
Projetos 'Botinho' e 'Onda Certa' agitam praias de Maricá
As praias de Maricá foram ocupadas por pelo menos 350 crianças e adolescentes para as aulas dos projetos Botinho, realizado pelo Corpo de Bombeiros, e Onda Certa, realizado pela Prefeitura da cidade, que foram iniciadas nesta segunda-feira (20).
Os projetos têm o objetivo de estimular a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas. Para isso, os participantes, que têm entre 7 e 17 anos, assistem às aulas de prevenção ao afogamento, preservação ambiental e primeiros socorros.
O projeto Botinho, criado pelo Corpo de Bombeiros, acontece no município, nas praias de Itaipuaçu e Ponta Negra, enquanto o projeto Onda Certa ocupa a praia de Barra de Maricá.
A advogada Rose Canabal, de 62 anos, levou os netos para as atividades do projeto Botinho e disse estar muito animada.
"Esse é um dos muitos projetos que meus netos participam! Aqui eles estão aprendendo a competir, além de aprenderem noções de primeiros socorros e disciplina", disse.
No projeto Onda Certa, o secretário de Defesa Civil, Celso Netto, contou que as aulas difundem os ensinamentos aos familiares e amigos.
"Os jovens aprendem diversas atividades, entre elas: primeiros socorros, perigos do mar, e conservação ao meio ambiente. Com esses aprendizados, eles irão repassar ao próximo. Muitos alunos que se formam no Onda Certa acabam auxiliando os guarda-vidas da cidade", contou.
Morador de Barra de Maricá, o estudante João Carlos Oliveira, 14 anos, estava acompanhado da avó e contou que participa das aulas pela terceira vez.
"Acho o projeto muito legal, principalmente porque aprendemos quando podemos ou não entrar no mar. Eu mesmo já auxiliei um guarda-vida em um salvamento", afirmou empolgado.
Os projetos acontecem de segunda à sexta, de 8h às 11h, até o dia 31 de janeiro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!