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    Procon vistoria rodoviária e aeroportos no Rio

    Publicado 14/02/2019 às 10:52 | Autor: Plantão Enfoco
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    Aeroportos apresentaram irregularidades (Foto: Procon)

    O Procon Estadual realizou na segunda, terça e quarta-feira (11, 12 e 13), três ações da Operação Passaporte. Os alvos foram a Rodoviária Novo Rio e os Aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont. Realizada com cunho orientador, tendo em vista o aumento do número de consumidores nos terminais rodoviários e aeroportos pela proximidade com o carnaval, a Operação fiscalizou 20 estabelecimentos a cada dia. A rodoviária foi autuada e dez estabelecimentos do local foram notificados. Em cada um dos aeroportos, nove estabelecimentos foram notificados.

    Na segunda-feira, a Rodoviária Novo Rio foi autuada pela cobrança de uma taxa de R$ 2,50 para que o acompanhante ingresse na área de embarque. Essa cobrança já havia sido proibida para a concessionária que antes administrava o terminal rodoviário. No entanto, a nova gestão retomou a prática, desrespeitando a norma regulamentadora. Os fiscais notificaram a Viação Águia Branca por realizar apenas no seu guichê da rodoviária as remarcações ou cancelamento de passagens compradas pela internet. Essa prática prejudica o consumidor que não pode dirigir-se ao local.

    Outras nove lojas na Rodoviária, nove no Galeão e nove no Santos Dumont também foram notificadas por irregularidades, como: ausência de preços, cartazes ou de exemplares do Código de Defesa do Consumidor e Livro de Reclamações, além de problemas estruturais no seu interior. As empresas notificadas terão o prazo de 15 dias para se adequarem.

    As bilheterias das Viações Itapemirim, Caiçara e Auto Viação 1001 e as lojas Giraffas, Mega Matte, O Boticário, Leitura, Spoleto e Bob´s não apresentaram irregularidades na Rodoviária. Já no aeroporto Galeão, Avianca, Gol, Azul, Giraffas, Divino Fogão, Vivendas do Camarão, Mega Mate, Mania de Churrasco, Dufry, Subway e Kopenhagen não apresentaram problemas. No aeroporto Santos Dumont, não foram notificadas: Avianca, Gol, Rei do Mate, Richard´s, Roncato, Konpenhagen, Nação Rubro Negra, Café Spot, Pizzaria Vespa, Mundo Mágico Santos Dumont e Bob´s.

    Balanço da Operação Passaporte

    Rodoviária Novo Rio (Av. Francisco Bicalho, 1 - Santo Cristo):

    1 - Viação Águia Branca: remarca ou cancela passagens compradas pela internet apenas presencialmente, configurando prática abusiva.

    2 - Bolsaria: Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência cartaz do Livro de Reclamações. 

    3 – Havaianas: Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

    4 - Nação Rubro Negra: Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

    5 - Sapatos Confort Camila Reis: Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência de preços nos produtos.

    6 - Ehven Pedras: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

    7 - JMC Bijoux: Ausência de preços nos produtos.

    8 - Ponto de Bala: Ausência de preços nos produtos.

    9 - Over Black: Ausência de preços nos produtos.

    10 – Lembrarte: Ausência de preços nos produtos.

    11 - Concessionária Novo Rio: Cobrança de taxa de acompanhante

    Aeroporto Internacional Tom Jobim (Av. Vinte de Janeiro, s/nº - Ilha do Governador):

    1 – Latam: Ausência do termo de encerramento e do cartaz do Livro de Reclamações.

    2 – Bobs: Piso quebrado e ralo quebrado na área da cozinha.

    3 – Spoleto: Piso quebrado.

    4 – Pastatore: Ferrugem nas prateleiras da geladeira em área de preparo.

    5 - Pizza Hut: Orientação quanto ao preenchimento correto do livro de reclamações.

    6 - Livraria Leitura: Ausência de preços nos produtos.

    7 -  Baggagio: Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência cartaz do Livro de Reclamações.

    8 - Ehven Pedras: Ausência de preços nos produtos.

    9 - Britt Brasil: Recolhimento da folha do Livro de Reclamações de 30/10/16.

    Aeroporto Santos Dumont (Praça Sen. Salgado Filho, s/n - Centro):

    1 – Azul: Recolhidas as folhas do Livro de Reclamação não entregues. 

    2 – Latam: Ausência cartaz do Livro de Reclamações.

    3 -  The Cheff: Ausência de piso em área de cozinha.

    4 - Casa do Pão de Queijo: Piso com rachaduras, ralo sem tela, ralo quebrado.

    5 - Quem Disse, Berenice: Ausência de preço nos produtos.

    6 – Aruna: Ausência de preço nos produtos.

    7 – Sobral: Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

    8 – Armstrong: Ausência de preços nos produtos.

    9 – Starbucks: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

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