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    Procon orienta na hora de fazer as compras de Natal

    Publicado 13/12/2019 às 11:16 | Autor: Plantão Enfoco
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    Chegou a época em que os shoppings e comércios de rua ficam lotados. Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

    O Natal já está chegando, época de reunir a família, celebrar bons momentos com os entes queridos e claro, de trocar presentes. Chegou a época em que os shoppings e comércios de rua ficam lotados e as compras online se multiplicam, todos em busca do presente ideal. O Procon Estadual do Rio de Janeiro preparou algumas instruções para os consumidores que vão às compras.

    Planeje

    O primeiro passo é o planejamento. Antes de tudo, o consumidor deve saber exatamente o quanto pode gastar com presentes, elaborar uma lista com as pessoas que ele pretende presentear e fazer uma média de gasto com cada item. Depois some todos os possíveis gastos e verifique se eles cabem no orçamento. Desta forma, é possível presentear a todos, sem contrair dívidas.

    Pesquise

    Se já sabe o que vai comprar para cada pessoa, faça pesquisa de preços e compare onde aquele produto vai ser encontrado pelo menor valor. Mesmo que o consumidor prefira comprar numa loja física, a internet pode ser uma aliada na hora da pesquisa de preços.

    Outra dica é, além de pesquisar nos sites das próprias lojas, utilizar os sites de comparação de preço, assim o consumidor tem um ideia dos preços cobrados por aquele produto.

    Economize 

    Decidido o que vai ser comprado e feita a pesquisa de preços, é hora de escolher onde ir. Para economizar com o transporte ou estacionamento, o ideal é que o consumidor planeje fazer as compras em um mesmo centro comercial ou em uma mesma loja. Caso todos os presentes sejam comprados em uma mesma loja, vale negociar e tentar um desconto, por comprar em quantidade. Esses pequenos gastos somados podem representar um presente a mais.

    Atenção à oferta

    Toda oferta de produtos e serviços deve conter as informações de preços, marcas e outras características do produto de forma clara que não gere dúvidas ao consumidor. Então é importante verificar embalagens, pedir para testar os produtos, observar se o produto possui algum defeito para não ter dor de cabeça depois. 

    Cuidado com as letras miúdas. No caso de compras parceladas, atenção ao número de prestações, taxa de juros e demais encargos ou acréscimos.

    Fique atento ao prazo de entrega

    Na compra online, preste atenção no prazo de entrega. Ao comprar com antecedência, diminui-se o risco do presente chegar depois do Natal. Algumas lojas online oferecem a opção de retirar o produto na loja física. Ao optar pela retirada em loja, a entrega pode ser mais rápida ou não haver cobrança de frete, além disso o consumidor pode conferir na hora as condições em que se encontra o produto.

    Verifique a política de troca

    Apesar de toda dedicação na escolha dos presentes, nem sempre a escolha é acertada, é muito comum a troca de presentes de Natal por cor, tamanho ou modelo. Por isso, antes de comprar, certifique-se se a loja permite que o produto seja trocado e quais as condições para realizar a troca. Pergunte sobre prazos, documentos, se o tipo de peça que você está levando tem alguma restrição, entre outras exigências que podem ser feitas.

    Cada estabelecimento é livre para criar as regras para trocas de produtos sem defeitos. No entanto, essa regra é diferente para compras feitas fora do estabelecimento comercial - pela internet, por telefone, por venda de porta em porta ou realizada por catálogos. Nesses casos, o consumidor tem o prazo de arrependimento de sete dias, onde ele pode desistir da compra independente do motivo, conforme definido no artigo 49 do CDC. Não há necessidade de o consumidor apresentar qualquer motivo para cancelar a compra.

    Exija a nota fiscal

    Exija-a. Mesmo que seja um presente, o estabelecimento deve entregar a nota fiscal. Além disso, em caso de presente, ele ainda pode oferecer um cupom de compra sem o preço do produto, que pode ser apresentado na loja caso seja necessário trocar.

    Caso o estabelecimento não emita a nota, ou haja algum problema na oferta dos produtos, como ausência de informações, o consumidor pode fazer a denúncia ou reclamação através dos postos de atendimento presenciais, do site e também do aplicativo “Procon RJ”. O consumidor também pode tirar dúvidas e fazer denúncias através do telefone 151.

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