Cidades
Processo de sanitização chega na orla de Icaraí
Niterói dá seguimento ao processo de desinfectação nas ruas de Icaraí, zona sul da cidade, desde o final da manhã desta terça-feira (24). O serviço de sanitização é feito em toda a orla da Praia de Icaraí, além das Ruas Coronel Moreira César e Gavião Peixoto, desde as 11h, por profissionais devidamente equipados para evitar contaminação do novo coronavírus (Covid-19).
Até as 12h40, os serviços continuavam nas sacadas dos prédios, pontos de ônibus, bancos das praças e postes - com reforço principal em pontos onde há comércios abertos, como, por exemplo: farmácias, padarias e mercados, considerados como serviços essenciais.
Todo o trabalho de desinfecção utiliza a mesma tecnologia e produto que foram usados na China, o quaternário de amônia de 5ª geração. O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado por até seis meses.
A equipe de trabalho conta que a etapa atual é de planejamento para as próximas ações, que ainda dependem do critério dos profissionais.
Após a conclusão da aplicação em Icaraí, as equipes atuarão nas quatro unidades da rede municipal de saúde que são referência para o atendimento dos casos de coronavírus: Hospital Carlos Tortelly, no Centro, Policlínica do Largo da Batalha, na região de Pendotiba, Unidade de Urgência Mário Monteiro, na Região Oceânica, e a Policlínica da Engenhoca, na Zona Norte.
A medida inicial aconteceu na Rua Coronel Moreira César, na esquina com a Miguel de Frias, ainda nesta segunda (23). Para a execução dos trabalhos, a Prefeitura contratou a mesma tecnologia de sanitização usada em cidades chinesas.
Essa é mais uma das inúmeras medidas adotadas pelo município para conter o avanço do vírus. Até o momento, o bairro foi o que apresentou maior proporção de casos do Covid-19. Além do mais, é a região com grande concentração de idosos. Por esse motivo, houve a necessidade de ser atendido primeiro, conforme explicou o prefeito Rodrigo Neves.
“A partir de reuniões por meio de videoconferência com o cônsul da China no Rio de Janeiro, Li Yang, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, optamos por adotar mais essa medida para contribuir na eliminação do vírus em ambientes. Vamos fazer ações em locais públicos e também nas unidades hospitalares de referência ao atendimento do coronavírus”, revela.
O prefeito ressalta, ainda, a importância da quarentena e do isolamento social. Segundo Neves, as cidades que adotaram essas medidas foram as que enfrentaram a doença com menos mortes.
"Já percebemos que, em Niterói, o aumento dos casos tem sido com menos força do que em cidades vizinhas. Iniciamos a terceira etapa desse processo que começou com o fechamento de teatros, cinemas, depois restaurantes, bares e praias e, agora, todas as atividades econômicas com exceção de serviços essenciais. Por isso, reforço o apelo para que todos fiquem em casa", finaliza.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!