Logo Enfoco


    Cidades

    Prefeitura do Rio busca voluntários para estudo sobre dose de reforço contra Covid-19

    Publicado 02/11/2021 às 14:51 | Atualizado em 02/11/2021 às 16:57 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura do Rio busca voluntários para estudo sobre dose de reforço contra Covid-19
    Prefeitura quer estudar capacidade da dose de reforço contra Covid-19. Foto: Fernanda Frazão/Agência Brasil

    A Prefeitura do Rio de Janeiro e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciaram uma pesquisa para verificar a segurança e a capacidade de produzir anticorpos que uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 gera na população adulta.

    A pesquisa BoostCovid-19, em parceria com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, está com inscrições abertas para voluntários entre 18 e 59 anos que tenham completado o esquema vacinal, com as duas doses previstas, há pelo menos seis meses. As inscrições podem ser feitas no site da Fiocruz.

    Serão selecionadas 9 mil pessoas para receber uma terceira dose das vacinas disponíveis, que atualmente são as da Fiocruz/AstraZeneca e da Pfizer/Biontech. A aplicação do reforço será "cega" - ou seja, o voluntário não vai saber, num primeiro momento, qual vacina vai receber. Todos os participantes terão que fazer três visitas de avaliação em um período de dois meses, sendo que a primeira é presencial e as duas seguintes podem ser feitas de maneira virtual.

    Cerca de 3 mil voluntários vão participar também do subestudo que vai avaliar a imunogenicidade, ou seja, a produção de anticorpos. Esse grupo será acompanhado por um ano, durante o qual deverão ser feitas quatro visitas presenciais para coleta de sangue, além de uma avaliação que pode ser feita de forma virtual ou presencial 60 dias após a vacinação.

    Não pode participar do estudo quem tiver contraindicação às vacinas AstraZeneca ou Pfizer, como alergia grave a qualquer um dos componentes; portadores de doenças crônicas não controladas; imunossuprimidos; quem fez uso de derivados de sangue nos últimos seis meses; quem fez uso de duas vacinas diferentes no esquema primário contra a Covid-19; quem recebeu maior número de doses do que o estabelecido para o esquema primário da vacinação contra Covid-19; e grávida ou puérperas.

    Agência Brasil

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Partida decisiva do Brasileirão terá recorde de público da temporada nesta quarta

    Próximo artigo
    >

    Resgatados de naufrágio em Rio das Ostras recebem alta

    Relacionados em Cidades