Logo Enfoco


    Cidades

    Praia do Sossego concorre a prêmio internacional

    Publicado 15/12/2020 às 11:09 | Autor: Ana Fernanda
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Praia do Sossego é a única em Niterói concorrendo ao prêmio. Foto: Ascom Niterói

    Nesta terça-feira (15), o prefeito eleito Axel Grael divulgou em suas redes sociais que a Praia do Sossego, em Camboinhas, está na fase piloto para receber a Bandeira Azul - a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.

    "Estamos na fase de visita técnica para avaliação do local frente aos critérios necessários para a premiação. Nos últimos anos, avançamos muito na agenda da sustentabilidade. Nossa cidade tem mais de 50% do território protegido, foram plantadas mais de 75 mil mudas de árvores, tivemos avanços no saneamento, aumento da balneabilidade e vamos avançar cada vez mais".

    Axel Grael, prefeito eleito em Niterói.

    De acordo com o prefeito eleito, a Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido às praias, marinas e embarcações de turismo.

    "Para se qualificar, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente", informou Axel na publicação.

    Segundo o site oficial do prêmio, no Rio de Janeiro, apenas a Praia do Forno, em Búzios, e a Praia do Sossego, em Niterói, estão na fase piloto da Bandeira Azul.

    Obras

    Em junho deste ano, a Praia do Sossego, que é integrante da unidade de conservação Parque Municipal de Niterói (PARNIT), concluiu intervenções de melhoria da infraestrutura turística e ecológica, como a escada em pedra com corrimão, caminhos em saibro com guias de balizamento, mirantes, guarda corpo e manejo de águas pluviais/biovaletas.

    Desde início do ano, a prefeitura já tinha como objetivo habilitar a Praia do Sossego ao selo da bandeira azul. A Praia de Itacoatiara recebeu o mesmo em 2016 após atender uma série de exigências como a qualidade da água do mar, que é avaliada periodicamente pelo órgão ambiental - no caso do Rio, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) - banheiros públicos, acesso para deficientes físicos, salva-vidas e ordenamento para que nenhum obstáculo impeça o acesso de veículos de socorro urgente, como Corpo de Bombeiros e ambulâncias.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Mais de R$ 6 milhões em cocaína são apreendidos na Avenida Brasil

    Próximo artigo
    >

    Espaço de Convivência Sustentável é reaberto no Rio

    Relacionados em Cidades