Logo Enfoco


    Cidades

    Passageiros voltam a relatar lotação nas barcas

    Publicado 02/04/2020 às 18:32 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Usuários relatam embarcações cheias e passageiros em pé. Foto via Grupo Plantão Enfoco

    Usuários das barcas voltaram a relatar embarcação cheia no trajeto Praça Arariboia x Praça XV, na manhã de quinta-feira (2). Passageiros que precisaram fazer o deslocamento às 6h30 reclamaram ter viajado somente no horário das 7h e com embarcação lotada.

    A concessionária responsável pelo transporte aquaviário, esclareceu que apesar dos clientes terem chegado na estação com o objetivo de sair às 6h30, uma embarcação já havia saído dois minutos antes, o que pode ter gerado a sensação de atraso.

    A empresa afirma que as barcas não estão operando com intervalo fixo, justamente para não ter pessoas esperando e haver aglomeração. No limite de 900 passageiros as catracas travam.

    Ainda segundo a concessionária, os intervalos médios são de 30 minutos entre as partidas, sendo que somente profissionais de setores essenciais estão sendo transportados. De acordo com os registros do Centro de Controle Operacional (CCO), não houve alterações no sistema na manhã desta quinta-feira (2), segundo afirmou a companhia aquaviária.

    Entretanto, imagens circularam nas redes sociais ao longo do dia e mostram pessoas em pé com praticamente todos os bancos ocupados na embarcação, no horário especificado da manhã no percurso Niterói - Rio.

    Apesar das imagens, a concessionária reafirma que não há necessidade de aglomeração e ansiedade por parte do público, pelo motivo de ter espaço para todos.

    E que até mesmo no próprio Terminal Arariboia, onde há capacidade para 4 mil pessoas, usuários preferem se aglomerar e que as embarcações estão operando com uma quantidade 75% menor de passageiros.

    Por meio de nota, a concessionária finaliza informando que nas embarcações do tipo HC18 há capacidade para 1.300 passageiros, mas que devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e em cumprimento à determinação do Governo do Estado, por medida de prevenção ao aumento do número de casos, na linha Arariboia, entre 6h e 9h e 16h e 18h, nos dias úteis, as viagens estão sendo realizadas apenas com 900 passageiros. Todos sentados.

    Procurada, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Rio (Agetransp) informou que a fiscalização acompanha diariamente a operação das barcas. Disse que na manhã desta quinta-feira (2), foram realizadas partidas às 6h19, 6h48, 7h18 e 7h32, de Niterói para o Rio.

    "As embarcações estão operando com limite de embarques equivalente à quantidade de assentos em casa embarcação. É permitida a viagem de passageiros em pé, exceto nos catamarãs que operam na linha Charitas, atualmente suspensa por decreto", explicou por meio de nota.

    Também de acordo com a Agetransp, a fiscalização do órgão acompanha as condições de operação e tem verificado o cumprimento do limite de embarques em cada embarcação.

    "Ainda assim, são realizadas reuniões diárias com representantes da concessionária e da Secretaria Estadual de Transportes para avaliar a operação e tratar de possíveis ajustes", finaliza.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Alcolumbre está curado da Covid-19 e volta às atividades

    Próximo artigo
    >

    Sanitização continua em comunidades de Niterói

    Relacionados em Cidades