Cidades
Passageiros enfrentam atrasos nas barcas em Niterói
Usuários das barcas relataram atrasos nos intervalos da travessia Araribóia x Praça XV na manhã desta segunda-feira (4). Segundo relatos de passageiros, a espera que costuma acontecer em 10 minutos, foi alterada para até 25 minutos.
Por conta do espaço de tempo irregular, quem estava na fila da bilheteria da CCR Barcas, na Praça Araribóia, no Centro de Niterói, se preocupou com a chegada ao trabalho.
"Eu trabalho no Centro do Rio e vou chegar atrasada. Eu entro às 9h. Eu sou uma usuária que frequenta diariamente às barcas. Sempre estamos tendo filas e atrasos. Posso perceber que o número de barcas operando reduziu, enquanto a quantidade de usuários deste transporte só aumenta. Bem como sua tarifa sempre reajustada", reclamou uma usuária que preferiu não se identificar.
Segundo o usuário Guilherme Lopes, as barcas não possuem uma logística favorável.
"As barcas voltaram no tempo. Estão em 2006, quando as filas eram imensas e intervalos regulares menos ainda. Hoje em dia não tem logística nenhuma. O intervalo de barcas é de 10 minutos. Esperei 25 para poder embarcar. E os próximos vão nessa também: nem sinal de barca próxima", relatou Guilherme Lopes.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) acompanha a operação das barcas. Segundo o órgão, a embarcação Itacoatiara passa por reparos e a linha opera com quatro barcas, em vez de cinco, como ocorre normalmente.
A CCR Barcas foi questionada sobre o que pode estar causando os transtornos e confirmou que a embarcação Itacoatiara apresentou um problema no sistema de resfriamento de um de seus motores e, por medida de segurança, precisou ser retirada de operação — fato que, segundo a empresa, gerou uma alteração pontual no sistema de intervalos médios de 10 minutos na linha Praça Arariboia x Praça XV.
Por meio de nota, a Concessionária lamentou o ocorrido e informou que toda a sua frota passa por expedientes de manutenção preditiva (com acompanhamento periódico), preventiva (planejada para evitar ocorrências) e corretiva (consertos imediatos), com o objetivo de que os barcos estejam aptos para a operação.
Segundo a CCR Barcas, "ainda assim, eventuais problemas técnicos, imprevisíveis e inevitáveis, podem vir a ocorrer", finalizou.
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