Cidades
Parada de ônibus será liberada em frente a Camboinhas
Niterói vai ganhar duas novas estações de embarque e desembarque de ônibus no acesso ao bairro de Camboinhas e no Centro, além do terminal rodoviário no Caramujo, na zona norte da cidade. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira (9).
Apesar de constar no Diário Oficial do Município que pontos de ônibus serão instalados no bairro de Camboinhas, a Prefeitura de Niterói reforça que coletivos não circularão dentro do bairro.
De acordo com o Executivo, a Emusa informa que o edital é para a construção da estação de embarque e desembarque de transporte público na entrada de Camboinhas, na Avenida Almirante Tamandaré. As duas novas estações seguem o modelo implantado na TransOceânica.
O mesmo está previsto para ocorrer na Avenida Marquês do Paraná, em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro, no Centro, na parte superior do mergulhão Ângela Fernandes.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade explica que será realizada uma remodelação no atual acesso ao bairro de Camboinhas e enfatiza que a obra não altera o itinerário das linhas.
Segundo a pasta, para o projeto será feita uma rotatória em forma de praça. Nesta rotatória, localizada na Avenida Almirante Tamandaré, será construída a estação BHLS. O objetivo desta intervenção é facilitar o acesso tanto ao bairro Camboinhas quanto Piratininga, proporcionando maior ordenamento do trânsito nesta região.
As intervenções integram o Plano de Mobilidade apresentado em novembro de 2019.
Terminal
Em relação ao terminal de ônibus do Caramujo, haverá retificação nos próximos dias. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade informa que, no momento, está na fase de elaboração do projeto preliminar e ainda neste primeiro semestre será contratado o projeto básico do terminal.
Segundo o texto, a data de concorrência pública de contratação da empresa para implementação das estações será feita no dia 9 de abril, às 11h, na sede da prefeitura.
As obras devem ser concluídas em um ano, segundo a previsão. O valor máximo estimado para as obras é de R$ 3.698.670,25.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!