Cidades
Painel em homenagem a Paulo Gustavo é vandalizado em Niterói
O painel em homenagem ao ator Paulo Gustavo foi vandalizado durante a madrugada da última segunda-feira (28). A pintura fica localizada no calçadão da Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói, e foi feita em maio deste ano, após a morte do ator.
O artista plástico, Ipo, 57 anos, considera que pode ter sido um ataque homofóbico, já que o ato foi feito no dia em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+. O painel foi rasurado com uma tinta branca. Além de tentarem cobrir o rosto do ator, também apagaram as assinaturas.
A obra foi feita em parceria com a sobrinha do artista, Maria Clara, 24 anos, moradora de Niterói, surda e estudante do curso de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
"A gente se sente incapaz, é um ato sem nenhuma justificativa. É muito triste. Durante a tarde desta segunda, a minha sobrinha, me ligou e contou sobre o vandalismo", explicou Ipo.
Apesar da decepção de ter seu painel vandalizado, o artista, que testou positivo para a Covid-19 há pouco tempo e está cumprindo o isolamento, garante que, assim que se recuperar, irá refazer a homenagem.
"Já tem quatro anos que eu sempre faço uma arte minha lá e ninguém nunca pintou, nem sujou. Eu sempre refaço, aí dessa vez a minha sobrinha deu a ideia de fazer uma homenagem a ele. Ninguém nunca apagou, mas dessa vez alguém se incomodou", lamenta.
O painel foi pintado em uma caixa de luz que fica no calçadão da Praia de Icaraí e, além da imagem da personagem Dona Hermínia no tubo de imagem de uma TV, tinha também a frase "Rir é um ato de resistência".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!