Cidades
Obras no Santos Dumont iniciam final de agosto
Entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro, a pista principal do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), será fechada para obras de manutenção. O início dos trabalhos, que estava previsto para 12 de agosto, foi alterado para que a Infraero pudesse realizar adequações na pista auxiliar. Essa foi uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para liberar a operação de aeronaves comerciais turbojato no terminal carioca durante o período de fechamento da pista principal.
Os ajustes na pista auxiliar já estavam previstos no escopo de trabalho da Infraero, pois possibilitariam a manutenção de operações de aeronaves tipo 3C (veja abaixo mais sobre as aeronaves que poderão operar no terminal), conforme homologação já vigente. Assim, companhias aéreas e aviação executiva poderão operar voos, respeitando restrições de peso e tamanho de aeronaves, e minimizando o impacto para os mais de 770 mil passageiros que passam por mês pelo terminal carioca.
A decisão de manter as obras entre os meses de agosto e setembro também observa questões meteorológicas. Considerando a baixa incidência de chuvas na capital carioca entre esses meses, a probabilidade de interrupções nas obras da pista também é reduzida. Desde o início do ano, todo o escopo de planejamento da obra tem sido discutido com as companhias aéreas que operam no terminal.
Segurança
Para garantir o cumprimento do prazo de 29 dias para a execução dos trabalhos, serão alocadas equipes 24 horas por dia, sete dias por semana. As companhias aéreas e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) já foram comunicadas sobre a data de início das obras no aeroporto Santos Dumont e terão 45 dias para planejar e readequar a malha de voos no terminal. Informações sobre eventuais cancelamentos ou transferência de voos para outros terminais devem ser obtidos diretamente com cada companhia aérea.
Atualmente, a pista auxiliar está homologada para operar aeronaves até a categoria 3C, tais como Embraer E-190, Airbus A318 e Boeing 737-700. Além disso, a Infraero realizou adequações na pista auxiliar para tornar as operações ainda mais seguras, tais como reforma de cabeceira e implantação do sistema indicador de rampa (Precision Approach Path Indicator – PAPI). Por isso, o Aeroporto Santos Dumont seguirá aberto à operação durante os 29 dias em que a pista principal estiver em manutenção.
A última vez que a pista do aeroporto passou por manutenção semelhante foi em 2009. À época, o Santos Dumont seguiu operando normalmente, também por meio da pista auxiliar. A expectativa dessa obra é que também tenha uma durabilidade de cerca de dez anos.
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