Cidades
Obras na orla de Itaipuaçu entram em nova etapa
A orla de Itaipuaçu, em Maricá, já começou a receber na manhã desta quarta-feira (4) as primeiras estacas-prancha instaladas a beira mar. Os equipamentos, que medem aproximadamente 12 metros de altura, irão contribuir para contenção de ressacas.
Inicialmente as obras serão compreendidas em um trecho de 2 quilômetros, onde estão sendo colocadas na areia aproximadamente 3 mil peças tipo estacas-prancha feitas de aço anti-corrosivo, a uma distância de 4,5 metros da pista.
De acordo com a Prefeitura de Maricá, as chapas onduladas com 12 metros de comprimento estão sendo fincadas com a ajuda de um equipamento semelhante a um 'bate-estaca', com força para empurrar estruturas com mais de 35 toneladas. Todas serão alinhadas numa extensão total de 4 quilômetros, até a altura da Rua 63.
Morador do bairro, o engenheiro Romes Sabag, conta que as obras ajudarão no combate das ressacas, além de valorizar a região.
"As ondas aqui são fortes, principalmente em dias de ressaca, com a força das ondas a água do mar atinge toda a avenida, chegando até o canal. Acredito que com as obras as ondas não atravessarão mais as ruas, acredito que com o fim das obras a região seja ainda mais valorizada", declarou.
.As estacas-prancha formarão uma contenção impermeável e serão essenciais para proteger tanto o calçadão quanto a pavimentação das movimentações das marés que podem ocasionar em grandes ressacas.
Há 36 anos, o autônomo Dayvid Rangel, mora na região e revela que as obras são essenciais para a melhoria de todos.
"Essas obras irão beneficiar a todos, não só a contenção da ressaca, mas a pavimentação e a construção do calçadão. Precisamos de melhorias para nosso bairro. Itaipuaçu possui muita beleza e deve ser valorizado", finalizou.
Investimento
Estão sendo investidos cerca de $ 140 milhões para urbanização de toda a orla de Itaipuaçu, que conta com oito quilômetros de extensão na Avenida Allan Bueno Guapyassu de Sá, avenida litorânea, mais oito quilômetros na Rua 37, além de 153 ruas transversais, com cerca de 150 metros cada uma.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!