Cidades
Obras alteram rotina no Santos Dumont a partir de sábado
A pista principal do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, receberá obras de manutenção entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro. Neste período, as equipes de trabalho atuarão 24 horas por dia, 7 dias por semana, para recuperação das camadas porosa de atrito e estrutural da pista.
Os trabalhos garantirão a continuidade das operações nas mesmas condições de segurança atuais, e de acordo com os requisitos regulatórios demandados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), oferecendo melhora no contato entre os pneus das aeronaves com a pista molhada ou seca.
O fechamento da pista principal para as obras é necessário devido à complexidade da tecnologia aplicada ao pavimento: a camada porosa de atrito não permite emendas e, por isso, inviabiliza a realização dos trabalhos em períodos intercalados.
A última vez que a pista do aeroporto passou por manutenção semelhante foi em 2009. À época, o Santos Dumont seguiu operando normalmente, também por meio da pista auxiliar. A expectativa é de que a atual recuperação da pista dure em torno de 10 anos, até uma nova manutenção.
A decisão de manter as obras entre os meses de agosto e setembro também observa questões meteorológicas. Considerando a baixa incidência de chuvas na capital carioca entre esses meses, a probabilidade de interrupções nas obras da pista também é reduzida. Desde o início do ano, todo o planejamento da obra tem sido discutido com as companhias aéreas que operam no terminal.
Pista auxiliar
Durante o período das obras, a pista auxiliar poderá receber aeronaves 3C, como o Embraer E-190, Airbus A318 e Boeing 737-700. Para isso, a pista recebeu uma reforma de cabeceira e implantação do sistema indicador de rampa (Precision Approach Path Indicator – PAPI). Com as essas medidas, companhias aéreas e aviação executiva poderão operar voos, respeitando restrições de peso e tamanho de aeronaves, e minimizando o impacto para os 750 mil passageiros e 260 voos que circulam em média no terminal carioca.
Planejamento
As companhias aéreas Latam, Gol, Azul e Passaredo e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) participaram de discussões sobre o planejamento das obras. Com as informações, todas puderam se planejar para seguir operando no Santos Dumont ou transferir suas operações para o Aeroporto Internacional do Galeão.
As informações sobre cancelamento, transferência de voos e transporte entre os terminais devem ser obtidos diretamente com cada companhia aérea. Veja abaixo os comunicados e contatos das empresas que operam no Santos Dumont, além das orientações do Guia do Passageiro e da Anac.
Capacitação
Durante o período de obras na pista principal, o Aeroporto Santos Dumont vai realizar serviços de manutenção e capacitação de profissionais. Equipamentos como elevadores, escadas rolantes, raio-x e pontes de embarque passarão por revisões e ajustes.
Em outra frente, a Infraero fará o treinamento de gerenciamento de risco de fauna para bombeiros de aeródromo e fiscais de pátio, aproveitando a flexibilidade nas escalas de trabalho a partir da redução nas operações. Já a área de segurança irá aplicar os cursos de atendimento ao cliente para os agentes de proteção da aviação civil, responsáveis pela operação dos raios-x e detectores de metal; além de um treinamento sobre permanência em área de manobras de aeronaves.
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