Cidades
O resgate da capivara em Niterói
Agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói realizaram, na manhã desta quarta-feira (23), a soltura de uma capivara resgatada em uma vila de casas, no bairro de São Domingos. O animal foi reintegrado à natureza na área Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), na Região Oceânica, próximo à Lagoa de Itaipu.
A soltura foi realizada com autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em uma área em que outros animais da espécie já foram soltos, com o objetivo de ajudar a equilibrar aquele ecossistema.
Os guardas ambientais resgataram o animal a partir de uma chamada do número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
“Quando chegamos na vila , em plena área urbana, o animal estava muito agitado. Tivemos que fazer a contenção com todo o cuidado para que a capivara não se machucasse, por conta da sua agitação. Depois, a capivara se acalmou e, na hora da soltura, se reintegrou bem ao habitat. Ela foi solta em uma área reservada para observação, integrada à natureza", explicou o guarda Jociley Pereira, que comandou a patrulha ambiental.
A Guarda Ambiental de Niterói recomenda que moradores sempre acionem o socorro ao se depararem com animais silvestres e nunca toquem no animal. O resgate pode sempre ser acionado pelo número 153.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!