Logo Enfoco


    Cidades

    Nova trilha de ecoturismo em Maricá quer atrair visitantes internacionais

    Publicado 14/03/2020 às 16:03 | Autor: Deborah Manhanini
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Prefeito Fabiano Horta percorreu parte da trilha. Foto: Ibici Silva

    Visando o ecoturismo na cidade de Maricá, foi inaugurada nesta sexta-feira (13) a primeira etapa da TransMaricá, uma trilha de quase 20 quilômetros, que liga a localidade do Spar em Inoã, ao bairro do Retiro.

    A trilha conta com 29 placas de sinalização no padrão internacional e dois totens trilíngues no início da trilha com mapa, orientações e avisos sobre a rota a ser percorrida.

    O prefeito da cidade, Fabiano Horta, explicou que a TransMaricá é o marco do ecoturismo na cidade e visa atrair ecoturista de todo o mundo.

    “Maricá tem uma vocação absoluta em ecoturismo. A cidade é composta por mar, montanhas, lagunas, belas vistas, lugares onde moradores e turistas de todo o mundo podem ter a mente voltada para natureza. Queremos a partir desse primeiro marco começar reverenciar Maricá como a cidade das trilhas no Brasil e no mundo”, explicou o prefeito.

    O guia de turismo e montanhista, Alberto Matrilhas, conta que a TransMaricá é uma trilha sem dificuldades técnicas.

    "Como guia posso destacar que é uma trilha longa, toda marcada, sem dificuldade técnica, somente esforço físico e no cume tem uma vista incrível", explicou o trilheiro.

    O geógrafo e coordenador geral da TransMaricá, Felipe Zeidan destacou que a trilha é de nível moderado, recomendada para pessoas que já possuem treinamento físico.

    "Toda a trilha pode ser feita no período de até 6 horas e possui trechos de subidas íngremes e descobertas, ideal para trilheiros. A TransMaricá tem como objetivo conectar Maricá ao Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, dando a chance de inserir a cidade no cenário internacional para atrair mais visitantes, valorizando as nossas belezas e espaços naturais. Ainda podemos destacar a geração de renda, atraindo visitantes e turistas", contou.

    Todo o trajeto passa por dentro da unidade de conservação municipal refúgio da vida Silvestre (REVIS). Essa é a primeira etapa de três trilhas que visa ligar os bairros de Inoã, primeiro bairro do município, ao bairro de Espraiado, região rural da cidade.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Escola de Artes oferece 60 vagas para cursos infantis em Itaboraí

    Próximo artigo
    >

    Sábado de praia lotada no Rio, apesar de decreto proibir aglomerações

    Relacionados em Cidades