Logo Enfoco


    Cidades

    Nova trilha de ecoturismo em Maricá quer atrair visitantes internacionais

    Publicado 14/03/2020 às 16:03 | Autor: Deborah Manhanini
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Prefeito Fabiano Horta percorreu parte da trilha. Foto: Ibici Silva

    Visando o ecoturismo na cidade de Maricá, foi inaugurada nesta sexta-feira (13) a primeira etapa da TransMaricá, uma trilha de quase 20 quilômetros, que liga a localidade do Spar em Inoã, ao bairro do Retiro.

    A trilha conta com 29 placas de sinalização no padrão internacional e dois totens trilíngues no início da trilha com mapa, orientações e avisos sobre a rota a ser percorrida.

    O prefeito da cidade, Fabiano Horta, explicou que a TransMaricá é o marco do ecoturismo na cidade e visa atrair ecoturista de todo o mundo.

    “Maricá tem uma vocação absoluta em ecoturismo. A cidade é composta por mar, montanhas, lagunas, belas vistas, lugares onde moradores e turistas de todo o mundo podem ter a mente voltada para natureza. Queremos a partir desse primeiro marco começar reverenciar Maricá como a cidade das trilhas no Brasil e no mundo”, explicou o prefeito.

    O guia de turismo e montanhista, Alberto Matrilhas, conta que a TransMaricá é uma trilha sem dificuldades técnicas.

    "Como guia posso destacar que é uma trilha longa, toda marcada, sem dificuldade técnica, somente esforço físico e no cume tem uma vista incrível", explicou o trilheiro.

    O geógrafo e coordenador geral da TransMaricá, Felipe Zeidan destacou que a trilha é de nível moderado, recomendada para pessoas que já possuem treinamento físico.

    "Toda a trilha pode ser feita no período de até 6 horas e possui trechos de subidas íngremes e descobertas, ideal para trilheiros. A TransMaricá tem como objetivo conectar Maricá ao Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, dando a chance de inserir a cidade no cenário internacional para atrair mais visitantes, valorizando as nossas belezas e espaços naturais. Ainda podemos destacar a geração de renda, atraindo visitantes e turistas", contou.

    Todo o trajeto passa por dentro da unidade de conservação municipal refúgio da vida Silvestre (REVIS). Essa é a primeira etapa de três trilhas que visa ligar os bairros de Inoã, primeiro bairro do município, ao bairro de Espraiado, região rural da cidade.

    Tags

    Deborah Manhanini

    Deborah Manhanini

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Sábado de praia lotada no Rio, apesar de decreto proibir aglomerações

    Relacionados em Cidades