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    Nova ponte e avanços na orla de Itaipuaçu, em Maricá

    Publicado 12/12/2019 às 9:25 | Autor: Plantão Enfoco
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    Ponte sobre o Canal da Costa vai ligar as duas partes da Rua Ivan Dias Pereira (Antiga Rua 116), no Jardim Atlântico. Foto: Divulgação - Prefeitura de Maricá

    Uma série de importantes obras da Prefeitura movimenta a região de Itaipuaçu nesta semana. A mais recente delas é o início da construção de uma nova ponte sobre o Canal da Costa, desta vez ligando as duas partes da Rua Ivan Dias Pereira (antiga Rua 116), no Jardim Atlântico. A peça viária terá o mesmo modelo da que já existe na Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um), próximo ao Barroco, e também da que está sendo erguida na Rua Douglas Marques Rienti (antiga 83).

    Com 10 metros de largura e 37 de extensão, a ponte da antiga 116 terá bases de concreto de ambos os lados (já avançadas na 83), vigas pré-moldadas e guarda-corpos nas laterais, além de duas faixas de rolamento para veículos.

    Além disso, a nova estrutura terá um mecanismo que vai permitir a passagem de embarcações. Até que a obra fique pronta, quem precisa atravessar o canal utiliza uma passagem provisória montada ao lado do canteiro, também a exemplo do que acontece na 83, onde a antiga estrutura foi demolida há cerca de um mês.

    O prazo para entrega dessas duas pontes é para março de 2020 e, de acordo com a autarquia de Serviços de Obras de Maricá, os trechos na altura das ruas 53 e 70 também vão ter peças viárias semelhantes.

    A intervenção era aguardada há décadas pela população. “Até a minha mãe já caiu aqui e teve de atravessar engatinhando. A gente queria muito essa melhoria que está chegando agora”, garante Ohanna Ribeiro, de 30 anos, que mora há oito anos na localidade.

    Outro morador aponta que a nova ponte vai facilitar o fluxo de veículos no local. “Ninguém mais vai precisar ir até a 83 ou a 70 para chegar até a praia, isso melhora a mobilidade”, projeta o aposentado José Alberto, de 65 anos.

    Na orla de Itaipuaçu, as obras de urbanização também estão adiantadas. No trecho onde foram colocadas em agosto as estacas-prancha para compor o quebra-mar, as peças metálicas ganharam um reforço com concreto e pedras do tipo ‘rachão’, que vão ajudar na contenção das ondas em caso de ressaca.

    Sobre elas, está sendo construída a estrutura do calçadão da orla, onde haverá uma ciclovia. Neste ponto e no entorno da Rua 70, estão sendo levantados grandes postes de iluminação da orla, que terão quatro luminárias cada um. Alguns deles já compõem a paisagem do local.

    No total, são quase R$ 140 milhões em investimentos para urbanização de toda a orla de Itaipuaçu, que conta com oito quilômetros de extensão na Avenida Litorânea, mais oito quilômetros na Rua 37, além de 153 ruas transversais, com cerca de 150 metros cada uma.

    A via principal terá cerca de 8 metros de largura, sendo o calçadão com 4,5 metros e uma ciclovia (esta com 2,30 metros de largura), além da iluminação.

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