Reconhecimento
Velha Guarda da Viradouro se torna patrimônio imaterial do Rio
Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta
A Galeria da Velha Guarda da Unidos do Viradouro, escola de samba campeã do Carnaval de 2024, se tornou, nesta quarta-feira (27), patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. É o que determina a Lei 10.303/24, de autoria dos deputados Rodrigo Amorim (PTB) e Vitor Júnior (PDT), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Estado.
A Galeria é a guardiã da bandeira, dos conceitos da agremiação e de sua história. Segundo os autores da medida, o reconhecimento do espaço contribui para garantir a preservação da cultura e da memória daqueles que já passaram e deixaram a sua marca na escola.
O espaço também cultiva a importância e o legado dos membros mais importantes da Viradouro. Eles, que são arquivos vivos da história da cultura popular, repassam aos mais novos os conhecimentos e guardam as tradições da comunidade vermelha e branca.
“A velha guarda de uma escola é formada por seus fundadores e componentes mais antigos e experientes, que viveram e fizeram a história de sua agremiação. A criação da associação fortaleceu esses grupos e o seu papel como mantenedor da memória do samba. A homenagem é mais do que justa”, afirmou Vitor Júnior.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!