Nos bairros
Veja como ficará a coleta de lixo em Niterói no feriado do Ano Novo
Clin divulgou cronograma da prestação do serviço dias 31 e 1º
A Prefeitura de Niterói informou que, no domingo (31), não haverá o serviço de coleta domiciliar, portanto, os moradores não devem colocar os seus sacos de lixo na calçada. Já na segunda (1º de janeiro), a coleta domiciliar ocorrerá sem alterações em todos os bairros. Além disso, o governo municipal disse que montou um esquema especial de limpeza das vias públicas e praias após a festa do Réveillon.
Segundo o governo municipal, serão cerca de 600 garis, distribuídos em pontos estratégicos da cidade, realizando o serviço de limpeza de areias e calçadões a partir das 6h da próxima segunda, com previsão de entregar as vias limpas até as 10h.
Para auxiliar o trabalho manual, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) disponibilizará equipamentos específicos, tais como: caminhões basculantes, caminhões compactadores, caminhões carroceria de madeira, caminhões-satélite, caçambas roll-on, retroescavadeiras, pás mecânicas, tratores de areia (tatuí), varredeiras e pipas.
Durante a festa da virada do ano, a Clin disponibilizará também diversos contêineres, além das papeleiras já existentes nos locais. A colaboração da população é condiserada fundamental, principalmente com objetos cortantes, como garrafas quebradas, que podem causar acidentes durante a festa e também durante a limpeza.
“Estamos preparando uma força tarefa e não mediremos esforços para encerrar a limpeza o quanto antes e entregar uma praia limpinha para os munícipes curtirem o primeiro dia do ano”, disse o presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes.
UTILIZAÇÃO DE OBJETOS CORTANTES
Além do perigo que os objetos cortantes representam em festas e locais de muita concentração de pessoas, os objetos são perigosos também para os funcionários que atuam na limpeza. A Clin registrou mais de 13 acidentes este ano envolvendo garis com materiais descartados incorretamente nas residências, como pregos, vidros e o perigo se estende aos locais de festas.
A Clin explica que a forma indicada, neste caso, é que o material cortante seja colocado em um saco plástico, dentro de uma garrafa pet, que pode ser cortada ao meio para que seja possível inserir estes resíduos quebrados. O frasco deve, então, ser devidamente lacrado, tampado e identificado pelo lado de fora. A medida impede que os funcionários da Clin se machuquem, evitando incidentes desagradáveis.
A empresa reitera que a colaboração dos moradores da cidade é fundamental para manter a cidade em perfeito estado de conservação. Para isso, é importante que os moradores respeitem os dias e horários da coleta domiciliar, o acondicionamento correto dos resíduos, que participem da coleta seletiva e que denunciem quando identificarem o descarte irregular através do telefone 0800-367-9100.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!