Logo Enfoco


    Desperdício

    Vazamento gigante joga fora milhares de litros d'água em Niterói; vídeo

    Situação tem gerado transtornos e revolta no Fonseca

    Publicado 05/01/2026 às 9:45 | Atualizado em 05/01/2026 às 10:30 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Enquanto falta água em muitas casas, um vazamento impressionante já teria desperdiçado, segundo moradores, cerca de 100 mil litros de água na Travessa São Feliciano, no Fonseca, em Niterói. O problema acontece desde a manhã de sexta-feira (2), após o estouro de um hidrômetro, e segue sem reparo, provocando transtornos e revolta na vizinhança.

    Morador da região, Igor Nogueira Gusmão, engenheiro de segurança de 39 anos, relata que o vazamento começou de forma repentina e ganhou grandes proporções em pouco tempo.

    “Desde sexta-feira, no período da manhã. Como dá para ver nas imagens, o hidrômetro estourou; foi tudo pro ar", disse.

    Segundo Igor, a concessionária Águas de Niterói foi acionada, mas o prazo informado não impediu que a água continuasse escorrendo em grande volume dia e noite.

    Aspas da citação
    A gente ligou e eles deram o prazo de quatro dias (terça-feira, dia 6). Eu sei que o prazo é esse mesmo, só que o vazamento está estrondoso. Está assim desde sexta-feira. Eu acho que já foi mais de cem mil litros de água embora, tranquilamente
    Igor Nogueira, morador
    Aspas da citação

    Ele explica que o desperdício é contínuo, já que o fornecimento na região é regular.

    “Lá cai água todo dia, graças a Deus. Então caiu sexta, sábado, domingo… está caindo agora desde a madrugada, e a água está indo nessa velocidade.”

    O vazamento acontece na altura do número 45, no Fonseca, em frente ao Edifício Candosa. Além da água perdida, o problema já afeta outros moradores.

    “Os condomínios de trás estão sendo prejudicados, porque como a minha rua recebe muita água, por ser principal, a pressão toda vai pra minha e como está fugindo essa água, ela está chegando muito fraca no condomínio de trás.”

    Igor afirma que o pedido é simples: urgência no conserto. “É com prioridade. Eles disseram que colocaram prioridade, só que o prazo é até amanhã, dia 6. E até agora, nada. Enquanto isso, está indo muita água embora.”

    Procurada, a Águas de Niterói informa "que uma equipe da concessionária já está no local para realizar o reparo".