Logo Enfoco


    Riscos

    'Tem que ter sinal', diz pedestre na travessia do perigo em Niterói

    Acidentes têm sido registrados na área central da cidade

    Publicado 19/07/2024 às 11:18 | Atualizado em 19/07/2024 às 19:49 | Autor: Tiago Souza
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Pedestres se arrincam entre os carros para atravessar
    Pedestres se arrincam entre os carros para atravessar |  Foto: Lucas Alvarenga

    Por falta de sinais de trânsito, atravessar a Avenida Jansen de Melo, no Centro de Niterói, tem exigido atenção redobrada e paciência dos pedestres, que precisam arriscar a própria vida para cruzar a via, em ambos os sentidos.

    Sem a presença constante de orientadores de trânsito, fora dos horários de pico, a travessia se torna complicada, já que muitos motoristas não colaboram, mesmo nos trechos com faixas de pedestres.

    No dia a dia, quem passa por isso relata que a espera para atravessar a avenida pode ser longa e perigosa: chegando em até 15 minutos.

    Acidentes

    Sem saber se os motoristas irão parar, muitos acabam aproveitando congestionamentos pontuais para fazer a passagem. Atropelamentos já foram registrados no local, evidenciando a gravidade da situação, conforme as denúncias.

    Aspas da citação
    Atravessar aqui é muito difícil, inclusive um rapaz que trabalha comigo já foi atropelado. Há muito tempo havia um sinal, mas tiraram. Tem que ter um sinal aqui
    Marco Antônio auxiliar de almoxarifado
    Aspas da citação
    Apesar das faixas de pedestres, não há sinais de trânsito no trecho
    Apesar das faixas de pedestres, não há sinais de trânsito no trecho |  Foto: Lucas Alvarenga

    Sinal imediato

    Os pedestres clamam pela instalação de sinais de trânsito no trecho, argumentando que a presença dos orientadores da NitTrans não é suficiente, já que eles não estão disponíveis 24h por dia.

    "Aqui tem faixa, mas os motoristas não respeitam. Ainda tem os motoqueiros que, mesmo quando os carros param, passam direto. É muito preocupante. Nem todos os motoristas respeitam", comentou Naiza Salustiano, funcionária pública.

    Darci Viana, que passa pelo trecho todas as semanas, usa uma técnica que aprendeu no Japão para tentar atravessar com mais segurança.

    "No Japão, as crianças são ensinadas a levantar as mãos para atravessar na faixa de pedestres. Isso funciona por causa da educação no trânsito lá. Aqui, a gente faz isso porque não há respeito. Além disso, acredito que falta consideração das autoridades, que não veem o problema", afirmou.

    Medo

    Leonardo Trevas, que também costuma transitar pela região, revela que já viu vários acidentes no local.

    "Às vezes têm idosos querendo atravessar a rua e ficam até 15 minutos esperando a boa vontade dos carros, pessoal com compras do supermercado. Também já vi acidentes sem muita gravidade, de carro chegar a encostar na pessoa, bicicleta [...] Isso inibe a quantidade de gente para ir ao comércio da região, porque o pessoal fica com medo real de ser atropelado", finaliza.

    O que diz a prefeitura

    A Prefeitura de Niterói, por meio da NitTrans, informou que "realiza diariamente operações de orientação de trânsito no local, especialmente durante os horários de pico". A Nittrans disse ainda que "estuda a possibilidade de instalação de nova sinalização de travessia, a ampliação do tempo de presença dos orientadores de trânsito no local e outras possíveis medidas de segurança viária". 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Grupo erra caminho no Rio e vai parar em Niterói; vídeo é hilário

    Próximo artigo
    >

    Nonato é regularizado e já pode reestrear pelo Fluminense

    Relacionados em Niterói