Alento
Super-heróis alegram crianças internadas em hospital de Niterói
Personagens são os próprios servidores da assistência
A tarde desta terça-feira (8) foi de festa para crianças no Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), no Centro de Niterói. Antecipando o Dia das Crianças, profissionais da instituição se uniram para promover uma ação com muita brincadeira, heróis e brindes para pacientes internados na enfermaria pediátrica e em atendimento ambulatorial. O Huap-UFF é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A chefe da Unidade da Criança e Adolescente do Huap-UFF/Ebserh, a enfermeira Ana Lúcia de Amorim de Menezes, disse que a programação foi organizada pela equipe multidisciplinar, em parceria com a Associação de Colaboradores do Huap (Achuap). E os heróis são os próprios servidores da assistência, que foram com fantasias temáticas para alegrar os pequenos na brinquedoteca.
Participaram da festa cerca de 15 crianças e adolescentes, sendo dez internados na enfermaria e o restante em atendimento no ambulatório, além dos pais, mães e acompanhantes, de acordo com Ana Lúcia de Amorim. Para ela, esse tipo de atividade traz um alento para pacientes, acompanhantes e funcionários.
“A gente vê como uma forma de amenizar o sofrimento diante da doença e do processo de internação. Tem paciente que está aqui há cinco meses. Então, sabemos que este tipo de ação é importante para trazer este momento de alegria para os pacientes”, disse a profissional, acrescentando que a atividade também é uma oportunidade de descontração para os pais que acompanham os pacientes. Afinal, eles têm um momento de lazer e ao mesmo tempo vêem os seus pequenos brincando.
É o caso de Deuselina Nascimento dos Santos e José Eliezer Ferreira Lima, pais do Thales, que está há 21 dias no hospital, sendo oito dias internado na enfermaria da Pediatria. Thales não perdeu tempo, entrou no clima, vestiu a máscara do Homem-Aranha e mostrou seu superpoder: fazer os pais sorrirem.
“Isso é muito importante e nos deixa muito felizes. Não é fácil o que ele está passando e essa ação de vocês consegue ajudar a distrair o Thales, que costuma ser um menino muito ativo, que pratica esportes e aqui ele está muito agitado, muito ansioso, por estar em um hospital. Isso fez a diferença para ele”, afirmou o orgulhoso José Eliezer.
Como ele, a mãe diz que se sentiu gratificada pela ação dos profissionais do Huap. “A gente fica feliz por saber que em um hospital tem dessas coisas, porque com isso a crianças se divertem, brincam e estão recebendo o tratamento ao mesmo tempo. Isso ajuda até na melhora das crianças que hoje tiveram uma data especial”, disse Deuselina.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!